Madeira

Maestro João Victor Costa dá nome ao Centro Cívico do Estreito

Foto Arquivo
Foto Arquivo

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, procederá esta quarta-feira, 24 de Abril, pelas 20h30, à cerimónia pública de descerramento da placa de atribuição do nome ‘Auditório Maestro João Victor Costa’ ao Centro Cívico do Estreito (CCE)

A cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara, Pedro Coelho, e da Secretária Regional de Turismo e Cultura, Paula Cabaço. Após a sessão de descerramento da placa que evoca a memória do maestro, terá lugar um concerto de música coral, dedicado ao homenageado, com a presença do Grupo Coral do Arco da Calheta, do Grupo da Casa do Povo da Camacha e do Grupo Coral do Estreito.

Segundo a autarquia de Câmara de Lobos, a atribuição do nome do maestro àquele espaço cultural foi votada por unanimidade pelos membros da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, nas sessões ocorridas nos passados dias 15 de Novembro e 19 de Dezembro de 2018, respectivamente. O acto público é “um gesto de reconhecimento do Município a um dos mais ilustres filhos da terra e insigne personalidade regional que se destacou no campo da cultura e da música”, salienta a autarquia que pretendeu ainda associar o nome do maeatro um “espaço cultural, na sua freguesia natal, digno da sua dimensão e obra”, contribuindo para “eternizar a memória do maestro e reconhecer o seu elevado contributo na divulgação e dignificação do nome de Câmara de Lobos e da Madeira além-fronteiras”, destaca a Câmara Municipal.

Percurso de vida

Natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu a 24 de Abril de 1939, João Victor Costa registou um assinalável percurso de vida, de estudo e trabalho no campo do canto lírico e da composição musical.

Iniciou a sua formação musical na Academia de Música e Belas Artes da Madeira, em 1959, onde tirou o curso superior de canto, de piano e de composição. Depois ingressou no Conservatório Superior de Munique (Alemanha). Na década de 1970 aperfeiçoou as técnicas musicais em Salzburgo e Viena, tendo ingressado no Teatro Estadual de Augsburgo, como tenor lírico e sido protagonista em diversas óperas. Como cantor lírico atuou em prestigiadas salas de ópera de Itália, Checoslováquia, Israel, Holanda e Portugal. Fruto do seu trabalho, foi admitido na Sociedade de Compositores Alemães.

Na década de 1980 regressou à Madeira, centrando a sua atividade no campo da composição, sendo de destacar o facto de ser o autor do Hino da Região Autónoma da Madeira; no ensino, tendo sido professor de canto no Conservatório de Música da Madeira; e na divulgação e promoção do canto coral, tendo sido maestro fundador de cerca de 9 grupos corais, entre os quais se destaca do Grupo Coral do Estreito.

Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no campo da cultura e da música, o Município de Câmara de Lobos concedeu a Medalha de Ouro do Município, com Louvor Público, no âmbito das celebrações do Dia do Concelho, a 16 de outubro de 2011.