Madeira

Lixo Marinho é debatido em conferência esta sexta-feira

Acompanhe os assuntos que estarão na ordem do dia

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Conferência sobre o Lixo Marinho

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais promove amanhã, pelas 10 horas, a ‘Conferência: Lixo Marinho - Problema Global vs Realidade Local’, no auditório do edifício do Campo da Barca – Funchal.

Este tema tem vindo a ser divulgado em larga escala pela população em geral, no entanto, continuam a ser lançados para o oceano milhões de toneladas de lixo. Os maiores focos do problema são apresentados nas zonas costeiras, onde a actividade humana é mais intensa.

O lixo marinho é composto por muitos tipos de materiais, que chegam ao mar de diversas formas. Segundo dados das Nações Unidas, aproximadamente 80% de todo o lixo encontrado nos mares, são de origem terrestre. Os outros 20% estão relacionadas com actividades marítimas.

Neste sentido, a conferência fará uma abordagem global ao problema do Lixo Marinho, levada a cabo por Pedro Sepúlveda, coordenador do projecto para o Plano de Acção Regional da OSPAR para o Lixo Marinho, na Comissão OSPAR, passando depois para a realidade regional exposta por João Canning Clode, investigador auxiliar e coordenador científico do polo da Madeira do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Miguel Albuquerque visita produção agrícola

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita uma produção agrícola na Calheta, localizada no Parque Empresarial, pelas 12 horas.

O investimento é da responsabilidade da ‘Naipe de Génios’, uma empresa cujo gerente é Jorge Rafael Mendes Gonçalves, empresário agrícola há mais de 15 anos.

A exploração localiza-se num terreno com 5.300 metros quadrados, localizado no Parque Empresarial da Calheta e contempla a instalação de uma estufa com 4.520 metros quadrados, para a produção de pimento.

Cantar de Reis

A Câmara da Calheta recebe, pelas 10h45, cerca de 30 alunos da Escola Lombo do Guiné para cantar os reis ao presidente do município, Carlos Teles e restante equipa autárquica.

Responder às grandes questões com pequenas massas de terra

‘Answering Big Questions with Small Landmasses: Evolutionary Biogeography of Atlantic and Pacific Archipelagos’ é o título da conferência que se realiza, entre as 18h e as 20h, no anfiteatro 1 do Campus da Penteada, na Universidade da Madeira (UMa).

Organizada pela UMa, através da Faculdade de Ciências da Vida e do Grupo de Botânica da Madeira, esta iniciativa contará com a participação de Jonathan Price, professor associado do departamento de Geografia e Estudos Ambientais da Universidade do Havaí, que irá abordar, entre outros temas, a importância das ilhas oceânicas no provimento de respostas às grandes questões em ecologia e evolução.

As ilhas oceânicas são sistemas idealmente simples que compreendem pequenas massas de terra com diversidade modesta e restrições espaciais e temporárias definíveis. Paralelamente, a sua complexidade climática e ecológica imita a dos sistemas continentais. Um grande número de estudos filogenéticos prepara o terreno para estudos de floras inteiras e para a plena compreensão dos processos que dão origem a sistemas ecológicos integrados.

Esta conferência destina-se a população em geral. A entrada é livre.

Concerto da OCM

A Associação da Orquestra Clássica da Madeira (AOCM) inicia a actividade musical de 2019 com o concerto ‘Attraction’, que será protagonizado pelo Legno Duo, na Igreja Presbiteriana da Madeira, pelas 20h30, desta sexta-feira.

Para este concerto, os músicos interpretarão peças dos séculos. XX e XXI de compositores como Séjourné, Lansky e Klatzow. Irão, por conseguinte, apresentar um concerto com sonoridades únicas e pouco usuais, recorrendo, por vezes, a meios tecnológicos, explorando as potencialidades sonoras e tímbricas do violino e da marimba, proporcionando ao ouvinte a visualização de imagens poéticas, expressões diversas e diferentes intensidades emocionais. A variedade das peças para este momento musical contém conceitos eruditos, jazzísticos e folclóricos, em que Joana Costa e Duarte Santos demonstram, que através do domínio técnico dos seus instrumentos são capazes de expor sons e timbres que, à primeira vista, não poderiam estar mais distantes.

Os bilhetes custam 10 euros para o público em geral, 4 euros para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos e estarão à venda no local e no dia do concerto, a partir das 19 horas. Os associados da AACMM e ANSA tem 50% de desconto do preço do bilhete normal. Os alunos do CEPAM e da DSEAM terão entrada livre mediante apresentação do respectivo cartão e disponibilidade de sala.

A entrada é gratuita para os associados da AOCM.

Prémios de mérito escolar

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, estará presente, na cerimónia de entrega de prémios de mérito académico e cívico da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, que terá lugar, pelas 11 horas, no Centro Cultural John dos Passos.

‘Cantar de Reis’

O representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Cabral Barreto, recebe, pelas 15 horas, no Palácio de São Lourenço o ‘Cantar de Reis’ do Coro Intergeracional da Garouta do Calhau - Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal.

Conferência ‘Sarampo na RAM’

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, participa na conferência dedicada ao tema ‘Sarampo na RAM’, que terá lugar, às 11 horas, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA).

Este evento é aberto aos representantes de todas as unidades de saúde, profissionais de saúde, comunicação social e comunidade em geral.

Início das actividades de 2019 no Conservatório

O Salão Nobre do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, acolhe, pelas 11 horas, conferência ‘Música, Cérebro e Emoção’ orientada por Gonçalo Barradas e Carina Freitas, destinada a alunos dos cursos profissionais e docentes desta instituição.