Madeira

Inauguração do radar no Porto Santo junta Miguel Albuquerque e a Ministra do Mar

Foto Miguel Moniz
Foto Miguel Moniz

Na próxima segunda-feira, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque e a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, viajam ao Porto Santo, para a inauguração do radar metrológico.

Miguel Albuquerque, à margem da visita as obras da Cota 500, em resposta ao DIÁRIO sobre um possível encontro com a Ministra do Mar, respondeu que se encontrará com Ana Paula Vitorino na inauguração do Radar, que servira a Protecção Civil, na prevenção de cargas de água elevadíssimas no arquipélago da Madeira.

“Um equipamento que será importante para a prevenção e protecção dos madeirenses e porto-santenses em situações de potencial catástrofe”, acrescentou.

No entanto, o líder do executivo madeirense, realçou que a construção do radar foi uma reivindicação sua aquando da tragédia do 20 de Fevereiro de 2010, altura em que desempenhava funções de presidente da Câmara do Funchal.

“Era fundamental para a Região que tivéssemos os mecanismos tecnológicos mais avançados que permitissem atempadamente, ou dentro de um espaço de tempo razoável, prever cargas de água elevadíssimas no arquipélago da Madeira para que fosse possível tomar medidas preventivas, relativamente à salvaguarda de bens e pessoas”, frisou.

O governante explicou ainda que, ao fim de 9 anos, o radar será inaugurado. Um equipamento que teve comparticipação substancial das verbas do POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), alocadas à Região.

Miguel Albuquerque destacou assim que essa obra “não é nenhum favor do Estado”, pois as verbas que aplicadas na construção do equipamento foram provenientes de fundos europeus destinados para o efeito.