Madeira

Gesba suporta 150 mil euros do seguro dos produtores de banana

None

Os 2.900 bananicultores da Região têm agora as suas produções asseguradas contra intempéries, como granizo, incêndios, ventos e chuvas fortes, através de um seguro colectivo entre a Gesba e o Crédito Agrícola. O protocolo, formalizado esta Sexta-feira na Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, é suportado em 35% - o correspondente a 150 mil euros - pelo Governo Regional, através da Gesba. O custo global é de cerca de 436 mil euros e os restantes 65% são pagos através de fundos comunitários.

“Este ano, no próximo ano e seguintes, caso existam intempéries, a banana terá um seguro colectivo sempre de forma a garantir os prejuízos”, afirmou Humberto Vasconcelos durante a cerimónia de assinatura, acrescentando que este contrato não traz custos acrescidos para os produtores de banana. O secretário regional da Agricultura e Pescas explicou que em 2019 só estão assegurados os bananicultores que entregaram banana à Gesba durante 2018: “Aqueles que entregarem em 2019 terão de fazer o seguro individual e só em 2020 é que terão o seguro colectivo”. Isto porque, estando o seguro activo, “não podem ser acrescentados bananicultores”.

Devido às intempéries, este ano a produção de banana caiu para cerca de 17 mil toneladas na Região. Para o ano, estima Humberto Vasconcelos, a produção deverá ultrapassar as 22 toneladas, à semelhança de 2017, “se não houver intempéries”. Devido aos prejuízos na produção deste ano, o executivo suportou “quase um milhão de euros no total, de toda a produção perdida nas intempéries. O Governo Regional, sabendo que todos os bananicultores tinham realizado seguro, e devido à entrada tardia da apólice, fez uma compensação através das indemnizações”. Os grandes produtores já receberam as quantias, os mais pequenos ainda estão esperam os pagamentos.