Madeira

Funchal sobe aos 25ºC hoje

Céu com poucas nuvens e algum vento no arquipélago nas previsões

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Prepara-se para mais um dia de calor, com céu geralmente muito nublado, apresentando-se com poucas nuvens nas vertentes Sul da ilha da Madeira. Apenas o vento poderá refrescar, hoje a soprar moderado (20 a 35 km/h) de Nordeste, podendo por vezes ser forte (35 a 45 km/h) nas terras altas e no extremo Leste e Oeste da ilha da Madeira, com rajadas até 65 km/h, em especial durante a tarde. Hoje está prevista descida da temperatura máxima nas terras altas, mas no Funchal os termómetros vão registar 25ºC na parte mais quente do dia, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que aponta ainda para a região do Funchal vento fraco, tornando-se fraco a moderado predominando de Nordeste durante a tarde.

Câmara de Lobos volta a marcar hoje 26ºC de máxima, assim como as Ponta do Sol. No Porto Santo, em Machico Santa Cruz, Porto Moniz e Ponta do Pargo os termómetros não vão além dos 22ºC. Em São Vicente a máxima esperada é de 21ºC e em São Vicente e Caniçal de 20ºC.

No mar, a costa Norte terá ondas de Noroeste com 1,5 a 2,5 metros, passando a ondas de Nordeste a partir da tarde. Na costa Sul, está mais calmo, com ondas de Sudoeste com 1 a 1,5 metros, passando gradualmente a ondas de Sueste. A temperatura da água está entre os 19ºC e os 20ºC.

O índice ultravioleta está em 9, numa escala de 1 a 11, o que significa que está muito elevado e requer cuidados na exposição ao sol.