Madeira

‘Festa da Flor 2019’ terá 14 grupos, naquele que será o maior cortejo de sempre

Foto DR
Foto DR

Decorreu, há pouco, a apresentação do programa da ‘Festa da Flor 2019’, que se realiza durante 4 semanas, mais concretamente entre 2 e 26 de Maio do presente ano.

O museu da Quinta das Cruzes foi o local escolhido para acolher a apresentação do programa que contou com a presença da secretária regional do Turismo e da Cultura, Paula Cabaço.

A responsável explicou assim que este ano as comemorações alusivas aos 600 anos dos descobrimentos das ilhas da Madeira e Porto Santo serão assinaladas sob a temática ‘Madeira – 600 anos na rota da Flor’. Paula cabaço adiantou ainda que serão 4 semanas de muitos eventos, desde concertos, tapetes florais, mercadinhos, entre outras actividades.

O tradicional cortejo alegórico da flor sai à rua no dia 5 de Maio, pelas 16 horas, contando com a participação de 14 trupes.

“É o maior de sempre, integrando 14 grupos, mais 3 do que em 2018 e cerca de 2.000 participantes [1.966]”, frisou, que se apresentam com a seguinte ordem:

1. ‘Seis Séculos em flor’ - João Egídio Rodrigues

2. ‘Joia’ - Isabel Borges

3. ‘Sonho de Criança’ - Associação de Animação Geringonça

4. ‘Ilha, Portal Encantado’ - Turma do Funil

5. “A Valsa das Flores” - Associação Fura Samba

6. ‘A Viagem das Flores’ - Associação Cultural Império da Ilha

7. ‘Ao Sabor do Vento’ - Sorrisos de Fantasia

8. ‘La Dolce Vita’ - Associação ANIMAD

9. ‘O Circo’ - Escola de Samba Caneca Furada

10. ‘Para falar das flores: A exuberância colorida do cortejo das flores’ - Associação Tramas e Enredos

11. ‘O Jardim Encantado’ – Dance Flavourz by Francis Cardoso

12. ‘Éden do Atlântico’ - Fitness Team

13. ‘Ilha da Fantasia’ - Santos da Festa

14. ‘A Lenda de Machim – A Flor de Amor’ - Sweet Dancers

Paula Cabaço destacou alguns dos eventos que compõem o programa.

No dia 4 de Maio, a partir das 10 horas, há cerimónia do muro da esperança na praça do município.

No dia 10 de Maio, pelas 15 horas, acontece a cerimónia do muro da solidariedade, na praça do povo, que integra a participação de utentes de várias instituições de solidariedade social da Região.

A grande novidade desta edição da Festa da Flor prende-se com ‘Projecto Madeira Flower Collection’, que ocorre no dias 11 de Maio, pelas 18 horas, na Praça do Povo, que se caracteriza por ser um desafio lançado à Associação de Jovens Empresários Madeirenses, para que se inspirem nas flores e apresentem colecções únicas e inéditas. Os eventos de moda estarão a cargo de 10 criadores regionais, mais a estilista nacional convidada: Micaela Oliveira.

‘Concertos da Flor’

Outro evento que se apresenta com algumas novidades, nesta edição, acontece entre os dias 16 e 19 de maio , os intitulados ‘Concertos da flor’ que irão decorrer, pela primeira vez, em jardins fora da cidade do Funchal.

• A 16 de maio, pelas 19 horas, no Jardim Quinta das Cruzes, com os Black & White Dixieland Jazz Band;

• No dia 17 de maio, pelas 19 horas, no jardim da Quinta Vigia com o grupo Baroque Ensemble (OCM);

• A 18 de maio, pelas 17 horas, no jardim das Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente com a Banda Municipal do Funchal e Triova Voices;

• E por fim, no dia 19 de maio, as 17 horas, no jardim do Parque Temático com a Orquestra Imperatriz Sissi e os Prestige.

Descentralização desta edição da Festa da Flor

O programa mantém ainda como pontos de atracão os tapetes florais, ao longo da Avenida Arriaga e na Rua Doutor António José de Almeida, bem como o ‘Mercado das flores e dos sabores regionais’, que conta com a presença de ‘stands’ destinados à venda de flores e à comercialização de produtos regionais ligados à gastronomia e ao artesanato.

Paula Cabaço destacou, ainda, a descentralização desta edição da Festa da Flor.

“Para além do Funchal, teremos iniciativas em homenagem à Flor, que permitem reforçar a diferenciação e complementaridade deste cartaz, em toda a Região, nos concelhos da Ribeira Brava, Calheta e Santa Cruz”, explicou.

Este evento conta com uma envolvência de mais de 5 mil pessoas e um investimento de 600 mil euros, mais 100 mil do que a edição anterior.