Madeira

Experiência da autarquia com as candidaturas a fundos europeus motivou críticas ao IDR, esclarece Filipe Sousa

None

Sobre os comunicados emitidos pela Vice-Presidência do Governo Regional e pelo próprio IDR, e ainda sobre eventuais processos judiciais por difamação, a Câmara Municipal de Santa Cruz esclarece, através de um comunicado de imprensa, que “o Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz proferiu as críticas ao IDR com base naquela que tem sido a experiência da autarquia com as candidaturas a fundos europeus”.

“Da curta experiência da actual gestão do Município de Santa Cruz, há a destacar situações muito estranhas, nomeadamente encerramento da plataforma de concurso sem aviso prévio quando ainda decorria o período de submissão de candidaturas, e deliberações tomadas sem qualquer tipo de consulta aos interessados, decidindo o IDR unilateralmente sobre prioridades dos candidatos”, refere.

De acordo com o mesmo comunicado, “as declarações proferidas também se sustentam na falta de transparência de algumas decisões, e ainda na cultura fortemente disseminada de que o dinheiro da Europa não custa a ninguém, quando na verdade ele é resultado do contributo de todos os cidadãos europeus, nos quais se incluem os madeirenses e, no caso que nos interessa, os cidadãos de Santa Cruz”.

Diz ainda que “o Presidente da Câmara de Santa Cruz não tem por hábito difamar ninguém, mas sim falar de factos e daquela que é a sua experiência governativa”.

“De qualquer forma, os processos judiciais são também momentos para esclarecer práticas e decisões. O que, no caso dos fundos europeus, nos parece um debate altamente profícuo e necessário a bem da transparência de um sector tão importante e que se deve pautar por critérios e práticas que sejam claras, justas, e equilibradas”, concluiu.