Madeira

Dia da Europa em destaque na agenda desta quinta-feira

Conheça o programa para dia 9 de Maio

None

Dia da Europa no Liceu

Pelas 10h45, decorrerá, nas instalações da Escola Secundária Jaime Moniz (átrio, largo do museu, bar e pátio dos alunos), um evento destinado a assinalar as comemorações do Dia da Europa.

A iniciativa é destinada à comunidade educativa desta instituição e promovida pela Coordenação do Projeto – Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EEPE) desta Escola.

Esta actividade visa sensibilizar os jovens alunos para a participação cidadã, através do voto, no âmbito de cada ato eleitoral, neste caso, as próximas eleições para o Parlamento Europeu.

‘O que a Europa faz por mim’ na EPCC

No âmbito das Comemorações do Dia da Europa Pelas, a Escola Profissinal Cristóvão Colombo (EPCC) proove, pelas 10h30 de hoje, uma iniciativa alusiva ao tema ‘O que a Europa faz por mim’, que consiste na inauguração de uma exposição e na realização de uma conferência que tem como principal objectivo evidenciar as diferentes formas de financiamento, relevando até que ponto estas melhoraram a vida dos madeirenses.

A sessão de abertura será feita pelo vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, contando o evento com as intervenções do presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, Jorge Faria; do presidente do conselho executivo da Startup Madeira, Carlos Lopes; e de um representante da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, Nuno Teixeira.

Albuquerque em Diálogo com os Cidadãos sobre ‘Madeira na Europa: Caminhos de Futuro’

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, participa, esta quinta-feira, na acção ‘Diálogo com os Cidadãos, Madeira na Europa: Caminhos de Futuro’.

A iniciativa, que surge integrada no âmbito das comemorações do Dia da Europa, irá decorrer, pelas 11 horas, no auditório do Museu de Electricidade da Madeira – Casa da Luz, no Funchal. De realçar a participação da directora de Orçamento, Comunicação e Assuntos Gerais da Direcção Geral de Política Regional da Comissão Europeia, Dana Spinant.

A participação no evento é livre, quer no local quer através das redes sociais #EUdialogues, uma vez que o debate será transmitido, em directo, na Internet.

JSD debate Políticas de Juventude promovidas pela União Europeia

A partir das 18h30 de hoje, realiza-se no Cais da Ribeira, no Funchal, um debate sobre as Políticas de Juventude promovidas pela União Europeia. Uma iniciativa organizada pela JSD/Madeira, que conta com a participação da candidata social-democrata Cláudia Monteiro de Aguiar, que fará uma declaração à comunicação social pelas 18h45.

VI Seminário de Educação no Museu da Imprensa

A partir de hoje e até ao próximo sábado (dia 11), o Museu de Imprensa da Madeira recebe o ‘VI Seminário de Educação’, evento regional de reflexão e aprendizagem sobre as problemáticas da Educação, que terá como tema ‘A Escola do Século XXI: Desafios e Potencialidades’.

A iniciativa traz à Madeira grandes nomes do panorama regional, nacional e internacional, tais como: os ex-ministros da Educação, Marçal Grilo e David Justino, o pediatra, professor aposentado de Pediatria e de Saúde Pública e escritor, Mário Cordeiro e o ex-jornalista e o professor de Literatura Espanhola, Pepe Menéndez.

A sessão de abertura decorrerá, pelas 9h15, contando com a intervenção do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, do Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, e do Presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pedro de Freitas.

Arrancam as ‘VII Jornadas APD’

As ‘VII Jornadas APD realizam-se entre hoje e amanhã (dias 9 e 10 de Maio), no Hotel Four Views Baía. Uma iniciativa da Associação Portuguesa das Pessoas com Necessidades Especiais – Associação sem limites e a Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação da Região Autónoma da Madeira.

Na sessão de abertura, marcarão presença o presidente da associação, Filipe Rebelo e a vice-presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira, Cristina Vale.

Assinatura de contrato-programa entre a Região e o SANAS

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, participa na cerimónia de assinatura do contrato-programa entre a Região Autónoma da Madeira e o SANAS, Associação Madeirense para o Socorro no Mar, pelas 10 horas, no Centro de Salvamento Costeiro, em Santa Cruz.

Sessão de Esclarecimento sobre o Seguro Vitícola de Colheitas

Considerando que foi alargado à Região o Seguro Vitícola de Colheitas, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), em parceria com o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, promove uma de Sessão de Esclarecimento sobre esta ajuda, que decorrerá pelas 10h30, nas Instalações do IVBAM, no Funchal.

Cerimónia Comemorativa da Estação de Radar n.º 4

O Representante da República para a R.A.M., Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, preside à Cerimónia Comemorativa da Estação de Radar n.º 4, que decorrerá, pelas 11h20, no Pico do Areeiro.

‘RED Day’ Limpeza Praia Formosa

A Câmara Municipal do Funchal e a Frente MarFunchal, E. M. associam-se ao ‘RED Day’ da empresa KW AREA MADEIRA, que vai proceder hoje a uma acção de limpeza da Praia Formosa.

Refira-se que o RED Day (Renovar, Energizar e Doar) é uma iniciativa dedicada a celebrar o compromisso de melhorar as comunidades locais.

Reunião semanal da CMF

Esta quinta-feira, o executivo da Câmara Municipal do Funchal (CMF) apresenta as declarações resultantes da reunião de câmara semanal, pelas 13 horas, nos Paços do Concelho do Funchal.

Plenário do Governo Regional

O conselho de Governo Regional reúne-se, pelas 15 horas, na Quinta Vigia. Pelas 17 horas serão prestadas declarações à comunicação social, na sala de imprensa da Quinta Vigia, alusivas ao plenário.

Exibição do Filme ‘Uma escolha’

O Departamento da Pastoral do Ensino Superior da Madeira e a ONGD SOPRO (Solidariedade e Promoção), com o apoio da Universidade da Madeira (UMa), estão a promover até hoje uma campanha de angariação de fundos para apoiar as vítimas do Ciclone Idai, que atingiu a Província de Sofala/Beira.

No âmbito desta campanha terá lugar, no Colégio dos Jesuítas, a partir das 17h30, a exibição do filme “Uma escolha” (Mercy’s Blessing), seguida de uma tertúlia, com Ana Isabel Portugal, Voluntária Moçambique; Joaquim Pinheiro, Coordenador do Centro de Desenvolvimento Académico da UMa; Nuno Fraga, docente da Faculdade de Ciências Sociais; e Ana Antunes, Voluntária SOPRO Moçambique.

Conferências do Teatro

Esta quinta-feira, pelas 18 horas, o Teatro Municipal Dias recebe mais uma edição da iniciativa ‘Conferências do Teatro, Madeira de A a Z’.

Esta sessão estará a cargo de João Carlos Costa, que irá falar do poema épico ‘Zargueida’, e de Filomena Lume, que abordará o tema ‘A Escola Primária Superior do Funchal (1919-1926)’.