Madeira

Cláudia Aguiar quer garantir reforço dos apoios para renovação da frota pesqueira

None

A renovação da frota pesqueira é, segundo Cláudia Monteiro de Aguiar, a principal aspiração do sector. A candidata do PSD ao Parlamento Europeu esteve, hoje, no Caniçal, numa iniciativa dedicada às pescas que marcou o início da campanha ‘Mais Madeira na Europa’.

A eurodeputada lembrou que o Parlamento Europeu já definiu como prioridade a renovação da frota pesqueira. “Nós estamos aqui para verificar que esses apoios são efectivamente da União Europeia e que são aplicados aqui na Região”, sublinhou.

Cláudia Aguiar destaca a acção do PSD, sempre “na linha da frente”, sobre as questões das pescas até ser conseguida uma posição favorável do PE. “Caba agora ao Governo da República, que tem assento no Conselho da Europa, reforçar esse apoio e fazê-lo chegar aos pescadores”.

A eurodeputada, que se recandidata a um novo mandado, recordou a vinda à Madeira da Comissão de Pescas, em 2017.

No âmbito dos apoios conseguidos em Bruxelas, Cláudia Monteiro de Aguiar deu também os exemplos do “reperfilhamento do cais porto do Caniçal” e o facto de 13 embarcações madeirenses receberem autorização para a pesca do atum rabilho.

A candidata do PSD/M recordou que o próximo quadro comunitário vai reforçar em cerca de 10% o fundo europeu para os assuntos marítimos, com cerca de 6 mil milhões de euros, e que o Governo da República tem já a possibilidade de aplicar 114 milhões nas duas regiões autónomas.

Amanhã, o dia será dedicado à temática da prevenção de fogos florestais.