Madeira

CDU expõe “degradação dos serviços públicos privatizados”

None

A CDU realizou, esta sexta-feira, uma acção de contacto com a população para abordar a degradação dos serviços públicos privatizados.

“No País e em particular na Região, foram entregues a privados sectores estratégicos da nossa economia. Os anteriores Governos da República e da Região a pretexto do pacto de agressão ao povo e ao país, imposto pelo FMI, pela União Europeia e o Banco Central Europeu, e do Plano de Ajustamento Económico e Financeiro imposto aos madeirenses e portos-santenses, entregaram, empresas e sectores estratégicos a interesses privados”, afirmou o candidato da CDU ao Parlamento Europeu, Ricardo Lume, dando como exemplo a privatização dos CTT.

Segundo a CDU, “não foi preciso muito tempo para que os trabalhadores, mas também as populações sentissem na pele, as consequências de tal acto”.

A seu ver esta privatização implicou para os trabalhadores “a extinção de postos de trabalho, o aumento da precariedade laboral, a desregulação dos horários de trabalho, a opção de contratação de empresas de prestação de serviços em vez de contratar trabalhadores para desempenharem necessidades permanentes e essenciais ao funcionamento da empresa”.

Por outro lado, “os utentes são confrontados com a degradação da qualidade dos serviços, o aumento dos preços e no caso dos CTT o encerramento de estações e a redução do horário de funcionamento”.

Neste sentido, a CDU responsabiliza tanto a Troika como “Troika nacional (PS, PSD e CDS)”, enquanto “executora de tal acto que penalizou os interesses dos trabalhadores e do povo”.

Para os comunistas é “necessário reverter a privatização de empresas estratégicas como os CTT, garantindo assim o controlo público, e garantindo a estabilidade laboral e a qualidade dos serviços”.