Madeira

Avaria nas câmaras frigoríficas estão a prejudicar os agricultores, diz CDS

None

O CDS diz que há agricultores a fazer contas aos prejuízos causados nos seus já parcos rendimentos porque as câmaras frigoríficas da responsabilidade da secretaria regional da Agricultura estão avariadas e não permitem conservar a produção dentro das boas práticas da qualidade alimentar.

As queixas foram apresentadas ao CDS esta quinta-feira, dia em que o partido realiza as Jornadas Parlamentares dedicadas à ‘valorização da agricultura’ regional.

Segundo o CDS, os agricultores do norte e leste da Madeira estão a transportar as semilhas para a Calheta porque a câmara frigorífica de Santana encontra-se avariada, causando “prejuízos” e “aumento das despesas”.

Outros casos denunciados estão relacionados com a produção de pêros e maçãs no concelho de Santa Cruz com o CDS a revelar que há agricultores que não sabem o que fazer com a produção, que nalguns casos atingem centenas de quilos, porque foram informados de que “as câmaras frigoríficas estão avariadas”.

Estas situações levaram o CDS a solicitar à secretaria regional e à direcção regional de Agricultura que providenciem soluções e alternativas aos agricultores, por forma a garantir a segurança alimentar e assegurar que a produção e o rendimento dos agricultores não saem prejudicados de um problema que compete ao governo regional resolver o quanto antes.