Madeira

Antigos alunos da Apel organizam conferência sobre economia circular

None

A economia circular e as novas profissões são os temas de uma conferência organizada pela Associação dos Antigos Alunos da APEL. O evento, que tem lugar no dia 2 de maio, pelas 14h00, no auditório Padre Mário Casagrande, vai reunir a participação de nomes conhecidos da praça madeirense, nomeadamente Jorge Faria, presidente do Instituto do Desenvolvimento Empresarial (IDE), assim como Victor Calado, director do Banco Santander.

A iniciativa tem como propósito reflectir sobre as mudanças profundas que têm vindo a acontecer nos sistemas económicos globais, as quais têm resultado em novos paradigmas da gestão das carreiras profissionais. Hoje em dia, e fruto das alterações radicais que têm ocorrido na banca e no sector financeiro, as carreiras são mais complexas, fragmentadas e cada vez mais especializadas, mas simultaneamente com um maior cooperativismo e alavancagem em parcerias, o que coloca desafios únicos aos jovens que estão em vias de enfrentar o mercado d e trabalho.

“Vivemos numa época marcada por dinâmicas novas e em rápida transformação nos mais diversos aspectos da vida financeira dos estados, desde o retorno do capital ao trabalho. Neste contexto, tem sido muito difícil para as escolas secundárias e para as universidades acompanhar o ritmo frenético dos mercados laborais e adaptar, em tempo útil, os seus programas”, explica Francisco Gomes, presidente dos Antigos Alunos.

“Com esta iniciativa, queremos analisar estas transformações e explorar, com alguma amplitude, as tendências que as mesmas têm gerado. Consideramos este esforço relevante, pois está claro que são os profissionais que mais rapidamente se adaptarem a estas mudanças e conseguirem antecipar ou liderar o processo evolutivo que garantirão vantagens na gestão e progressão das suas carreiras”, concluiu.

A conferência anunciada, que é dirigida ao público em geral, irá envolver alunos da APEL e também da Internacional Sharing School, o que vem confirmar o carácter pedagógico e multidisciplinar de mais esta iniciativa dos Antigos Alunos da APEL.