Madeira

ACIF recebeu em Lisboa o Grupo Sectorial do Mar da Enterprise Europe Network

None

Na qualidade de representante do consórcio português da Enterprise Europe Network no Grupo Sectorial da Indústria e Serviços Marítimos, a ACIF-Câmara de Comércio e Indústria da Madeira acolheu nos últimos dois dias um reunião do referido grupo, em Lisboa, nas instalações do IAPMEI.

Esta reunião contou com a participação de representantes da Agência Executiva para as PME da Comissão Europeia, assim como de parceiros de diversos países, nomeadamente Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Noruega, Polónia, Portugal e Reino Unido.

Na ordem de trabalhos constava a preparação e acompanhamento do programa de actividades 2019, o qual inclui a a organização de eventos internacionais de matchmaking e a divulgação de perfis de cooperação de empresas dos diversos países envolvidos, tendo em vista o estabelecimento de parcerias internacionais, entre outros.

Foram amplamente abordadas as temáticas no âmbito do Crescimento Azul, apresentadas start ups e mecanismos de financiamento neste âmbito. A reunião contou ainda com a participação dos representantes nacionais dos grupo sectoriais Agroalimentar e Energia Inteligente da Enterprise Europe Network.

O encontro antecedeu o European Maritime Day (EMD), iniciativa da Comissão Europeia cujas comemorações este ano se celebra, em Lisboa a 16 e 17 de Maio. A ACIF-CCIM também está presente no EMD 2019, com o objectivo de dar a conhecer os serviços prestados pela Enterprise Euruope Network às entidades participantes no evento.