5 Sentidos

Protocolo entre Governo e Xarabanda assinala influência madeirense no Havai

O projecto ‘Do braguinha ao Ukulele’ pretende dar a conhecer a “importância histórica e a grande influência que a Madeira assumiu junto de outras culturas”.

None

A secretaria Regional do Turismo e Cultura assinou hoje, 23 de Abril, na Casa Museu Frederico de Freitas, um protocolo com a Associação Cultural e Musical Xarabanda, no valor de 25 mil euros, para apoiar o projecto ‘Do Braguinha ao Ukulele – uma viagem de 140 anos’, integrado nas comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo.

Trata-se de um projecto que inclui, entre outras actividades, um concerto de entrada livre, no Centro de Congressos da Madeira, Oficinas de formação e conferências sobre a ‘História do Ukulele’ e a emigração madeirense para o Havai.

“Através da inclusão desta iniciativa da Associação Xarabanda na programação das comemorações dos 600 Anos, estamos a fomentar o conhecimento e a partilha do nosso passado e da nossa história, particularmente junto das novas gerações mas, também, junto dos turistas que nos visitam”, disse, na ocasião, Paula Cabaço, reforçando que esta “é, sem dúvida, um exemplo da desejada valorização da nossa memória colectiva, da nossa identidade, do nosso arrojo e persistência e, no fundo, do que nos distingue enquanto povo, tanto cá, na Região, como nos quatro cantos do mundo”.

Rui Camacho, da Associação Xarabanda, sublinhou a necessidade de “recuperar aspectos da história da Madeira, realçando-se, neste caso, a importância de um instrumento que faz parte da nossa tradição musical – o braguinha, que no passado era chamado de Machete – e, através dele, conhecer e partilhar episódios que, não sendo muito conhecidos, são, sem dúvida, fundamentais para reconhecermos a importância histórica e a grande influência que a Madeira assumiu junto de outras culturas”.

Programa

Para o dia 2 de Maio, às 21 horas, no Auditório do Centro de Congressos da Madeira, está programado o concerto de entrada gratuita, ‘Irmandade do Braguinha’, que contará com a participação de músicos de várias proveniências, nomeadamente, Havai, Brasil, Espanha, Cabo Verde e, claro, da Região e do Continente, juntando em palco vários instrumentos musicais, nomeadamente, Braguinha/Machete da Madeira; Cavaquinho do Minho, Portugal Continental; Cavaquinho do Brasil; Cavaquinho de Cabo Verde; Timple de Canárias e o Ukulele do Havai.

Apesar de ser gratuíto, será necessário levantar bilhete a partir do dia 29 de Abril, no Posto de Turismo da Avenida Arriaga, no próprio dia do concerto, na bilheteira ou através da Associação Xarabanda.

A anteceder o concerto, decorrerá a antevisão do documentário ‘Legacy’ de Nuno Jardim, onde serão abordadas as influências e tradições que a emigração deixou naquelas ilhas e que são um registo histórico-cultural da identidade madeirense.

No dia 4 de Maio, o Salão Nobre do Conservatório de Música da Madeira Engenheiro Peter Clode, receberá, entre as 10h e as 13 horas, uma Oficina de formação sobre a ‘História do Ukulele’, por Joe Souza, músico, descendente de madeirenses.

Já nos dias 6 e 10 de Maio, oo Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira será palco de um colóquio denominado ‘Da Madeira para o Havai’.

O encerramento deste conjunto de iniciativas terá lugar com a ‘Festa dos 140 Anos’ na Fortaleza de São João Baptista.