5 Sentidos

‘Para Além do Sonho’ de Teresa Valério apresentado amanhã na Casa da Luz

A mais recente obra da escritora madeirense é prefaciada por Alberto João Jardim

None

Decorre amanhã, na Casa da Luz, pelas 18 horas, a apresentação pública da obra ‘Para Além do Sonho’, de Teresa Valério prefaciada por Alberto João Jardim.

“Depois de ter escrito alguns pequenos romances passados em São Vicente, Santana, Santa Maria Maior e Santo António, freguesias que muito me dizem, por conhecer algumas das suas vivências e ‘estórias’ que adaptei à minha maneira de escrever, optei por ir agora até ao Porto Moniz. Aqui, também conheço e contactei com amigos de meu marido, quando por lá andou ao serviço da Empresa de Electricidade da Madeira. Pessoas simpáticas, que sempre o trataram muito bem e nos recebiam com muito carinho. Quando os visitávamos, era certo trazer o carro cheio de produtos da terra e da horta, até mais não caber. Dedico este livro a todas essas pessoas, muitas já desaparecidas e a seus familiares que hoje, passados cinquenta anos, ainda se recordam de nós”, revela a autora.

No prefácio, Alberto João Jardim sublinha o “poder de descrição e de narração”, de Teresa Valério, que “reconstitui realidades, sempre num bom andamento psicológico, poder de imaginação que estabelece uma intriga reveladora de realidades humanas. Consegue despertar uma emoção estética na contemplação dos pequenos mundos que descreve”.

Refere ainda sobre esta obra que “neste livro, Teresa Valério pode ver medida a profundidade como trata os problemas humanos, através da qualidade do enredo e das situações em que o enquadra.”

Uma obra tem a chancela da Editora ‘o Liberal’.

Teresa Valério nasceu em São Vicente, frequentou o colégio do Bom Jesus (Funchal) e completou o Curso Geral dos Liceus, em 1956. A nível profissional, trabalhou na Caixa de Previdência, mais tarde denominada Segurança Social, até à sua reforma.