5 Sentidos

Mais sessões, espectadores e receitas nos cinemas da Madeira

Referentes a Janeiro até Setembro de 2019, sendo certo que cada sessão teve 16 espectadores e há um recorde no 3.º trimestre nas bilheteiras

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

De Janeiro a Setembro de 2019, o número de sessões, espectadores e receitas aumentaram nos cinemas da Região Autónoma da Madeira quando comparados com os dados dos nove meses homólogos.

“De acordo com os dados provisórios disponibilizados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), nos nove primeiros meses de 2019, contabilizaram-se 13.191 sessões de cinema na RAM, significando um acréscimo de 0,4% face a igual período de 2018”, frisa a Direcção Regional de Estatística da Madeira numa publicação esta manhã.

“O número de espectadores fixou-se nos 212.344, aumentando 8,6% em termos homólogos, enquanto as receitas de bilheteira ultrapassaram os 1.091 milhares de euros, crescendo também em 8,3% face ao mesmo período do ano anterior”, acrescenta. Refira-se que a média de espectadores por sessão está acima das 16 pessoas, quando no mesmo período do ano passado não chegavam a ser 15 pessoas, em média em cada sessão de cinema.

Um facto a salientar foram as receitas do 3.º trimestre (Julho a Setembro), que quase chegaram aos 490 mil euros, valor que pelo menos desde o 1.º trimestre de 2014 não era atingido.