Luísa Antunes Paolinelli e José Eduardo Franco em conferência internacional sobre mulheres

‘Um Reino de Mulheres’ decorre de 22 a 24 de Abril na Universidade de Évora

Évora /
17 Abr 2019 / 09:21 H.

Luísa Antunes Paolinelli é uma das oradoras convidadas do Congresso Internacional ‘Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monásticas-conventuais femininas’, que decorre a partir da próxima segunda-feira na Universidade de Évora. Vai participar como moderadora e com a comunicação ‘Maria Clementina, a “Beautiful nun of Madeira” - Representações na Literatura de Viagens Inglesa’. Além dela, também José Eduardo Franco vai participar, como moderador e ainda com Isabel Morán Cabanas vai apresentar o tema ‘Grandezas e Misérias da Vida Consagrada Feminina segundo o Padre António Vieira’. O evento conta com dezenas de palestrantes nacionais e internacionais e decorre até quarta-feira, dia 24.

Isabel Morujão é a convidada para a conferência de abertura, vai falar sobre ‘A História a quem a vive: escrita feminina entre consciência e constrangimento’, um dos muitos temas a abordar nos três dias de trabalhos dedicados a colocar alguma luz sobre o protagonismo das mulheres que consagraram a sua vida a Deus e ao serviço da humanidade.

‘Claustro, criatividade e expressões artísticas no feminino: a Música e as Artes Plásticas’; ‘Produção escrita no mundo claustral: as monjas escritoras’; ‘Ler, escrever, contar e cantar: educação e formação femininas em ambiente monástico’; ‘transgressão em ambiente monástico’; ‘Percursos femininos na construção da religiosidade medieval’; ‘Fátima’; ‘Os espaços monásticos e a Casa Real: as princesas monjas e representações de religiosas em obras literárias’; ‘Cultura litúrgica em instituições monástico-conventuais femininas tardo-medievais portuguesas’; ‘A santidade nos cenóbios femininos’; ‘Misticismo e espiritualidade nos espaços conventuais femininos’, ‘Encomenda artística no universo monástico-conventual feminino’ são alguns dos temas em debate.

Os dois investigadores e docentes madeirenses intervêm no dia 24. Luísa Antunes Paolinelli na sessão 21 dedicada às ‘Representações de religiosas em obras literárias’ e José Eduardo Franco na sessão 25 dedicada a ‘O controlo masculino nos claustros femininos: Confessores, Guias Espirituais, Visitadores, Definidores e Pregadores. A santidade nos cenóbios femininos’.

Tópicos

Outras Notícias