5 Sentidos

Instalação de Desidério Sargo em exibição na Galeria Espaçomar até Março

A exposição/ projecto de Media Instalação ‘ECCE OBSOLETIS’ foi inaugurada ontem.
A exposição/ projecto de Media Instalação ‘ECCE OBSOLETIS’ foi inaugurada ontem.

A Galeria Espaçomar da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, acolhe, desde ontem, a exposição/ projecto de Media Instalação ‘ECCE OBSOLETIS’, do artista madeirense Desidério Sargo.

O principal objectivo deste projecto é a “aproximação da comunidade educativa à realidade da arte nas suas múltiplas dimensões e funções. Perspectivando, desta forma, o desenvolvimento do ser humano como um todo”.

Nesta exposição, o artista questiona a pessoa, o objecto e a tecnologia nas suas inter-relações e inter-dependências, levantdo questões como: “O que somos? O que nos define? Confundimo-nos com/somos objetos? Vivemos em função e para a tecnologia? Qual a nossa formação/formatação?” Está também patente a “ambiguidade do físico versus digital, da materialização ou não do objecto, da aparência versus conteúdo, o físico que vive/remete para o digital ou o digital que existe pela procura/interação do físico”

Na abertura da exposição, esta quinta-feira (16 de Janeiro) a presidente da Escola, Cristina Duarte, referiu que “a contemporaneidade não nos exige apenas uma dimensão cognitiva”, pelo que “torna-se pertinente uma educação que permita aos alunos decidir perante as inquietações e polarizações valorativas, logo éticas, estéticas, e, por consequência, religiosas e políticas, que os diferentes domínios quotidianos suscitam no seio das comunidades. Apelando, desta forma, a uma criação enquanto interrogação”.

A exposição tem entrada livre e está aberta à população em geral, até finais de Março do corrente ano, através de marcação prévia para o e-mail da galeria ([email protected]).