5 Sentidos

CMF celebra Dia Internacional dos Museus com concerto, visita orientada e oficina de arte

None

A Câmara Municipal do Funchal celebra na próxima sexta-feira, dia 17 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, dinamizando, nos museus municipais, um diversificado conjunto de actividades para assinalar a data.

Este ano, o tema seleccionado pelo ICOM (International Council of Museums) é ‘Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição’, pelo que o Museu A Cidade do Açúcar irá dinamizar, pelas 19 horas, mais um concerto, na linha daquela que já é uma das imagens de marca deste espaço cultural.

Desta feita, o evento contará com o grupo Trio New Sounds, que irá apresentar um repertório que inclui música clássica, ligeira e popular. Explorando diversas sonoridades, o Trio destaca o clarinete como o seu instrumento solista, sendo acompanhado pelo acordeão, e rematado pela bateria, sendo constituído, respectivamente, por José António de Sousa, Slobodan Sarcevic e Eduardo Fernandes. A entrada é gratuita perante marcação prévia para [email protected] ou pelo telefone 291 236 910.

O Museu A Cidade do Açúcar irá estar igualmente presente com um orador numa conferência no ISAL a respeito do Dia dos Museus, ao passo que o Museu Henrique e Francisco Franco (MHFF) irá procurar, através da interpretação do seu espólio, chegar às novas gerações. Assim sendo, esta sexta-feira, pelas 10 horas, sem necessidade de marcação prévia, haverá uma visita orientada ao Museu.

Seguem-se duas sessões de uma oficina de arte com os artistas plásticos Elder Salgado e Duarte Encarnação, sob o título “Perspectivando a Arte dos irmãos Franco”, sendo esta destinada a crianças e jovens, tendo um limite de 20 participantes e requerendo marcação prévia para [email protected]. Finalmente, pelas 17 horas, o MHFF exibirá um documentário a respeito deste dia, com lotação máxima da sala para 50 pessoas.