5 Sentidos

CMF apoia Grupo de Teatro Feiticeiro do Norte com 50 mil euros

None

Realizou-se hoje a assinatura de um protocolo de apoio anual entre o grupo e a CMF, no valor de 50 mil euros. A grande novidade deste ano será uma coprodução entre o Teatro Feiticeiro do Norte e o Teatro Baltazar Dias, chamada ‘A Pulga Atrás da Orelha’, um clássico da dramaturgia universal, que será apresentado ao grande público com um elenco alargado no Teatro Municipal, entre os dias 16 a 24 de Julho.

O presidente da CMF, Paulo Cafôfo, marcou presença, esta tarde, no Balcão de Cristal, espaço cultural municipal na Zona Velha da cidade, sede do Grupo de Teatro Feiticeiro do Norte.

“A política cultural da Autarquia tem sido valorizar os artistas regionais. O que nós fazemos aqui é dar impulso para que exista efetivamente sustentabilidade nos projetos regionais. Na Câmara do Funchal, interpretamos a cultura como um fator de desenvolvimento local e uma ferramenta educativa, não como uma forma de subsidiação, mas como fator de dinâmica cultural e de dinâmica para a cidade. Como tal, sentimos que é nossa responsabilidade apoiar e promover os agentes culturais, estando assim a contribuir para o enriquecimento da nossa comunidade”, disse o presidente da CMF.

O autarca referiu que “a CMF tem diversificado e descentralizado a cultura, espalhando-a por toda a cidade”. “Foi com base nesta visão que celebrámos, em 2016, um acordo de comodato para que o Feiticeiro do Norte viesse a instalar a sua sede no Balcão de Cristal, um espaço de criação no coração da Zona Velha do Funchal. Este é, sem dúvida alguma, um espaço intimista e nobre, que tem vindo a contribuir para o debate de temas de relevância social, ou seja, mais que produtos culturais para o entretenimento, o Feiticeiro do Norte tem incitado ao pensamento crítico, algo que a autarquia reconhece mais uma vez com este protocolo de apoio anual”, concluiu.