Entre os dias 21 e 23 de Maio, Portugal é palco da primeira edição do World Sevens Football, uma nova competição internacional de futebol feminino.
O evento antecede a final da Liga dos Campeões Feminina, que também está agendada para Lisboa, no dia 24 de Maio, às 17 horas, no Estádio José Alvalade,
A competição de formato inovador, conta com a presença de equipas de renome como Benfica, Manchester United, Bayern de Munique, Ajax, Manchester City, Paris Saint-Germain, AS Roma e FC Rosengard. A equipa vencedora conquista um prémio de 4,5 milhões de euros, mais três milhões do que o valor assegurado para o clube vitorioso da Liga dos Campeões feminina.
Todos os jogos têm lugar no Estádio António Coimbra da Mota, casa do Estoril Praia.
O que é o World Sevens Football?
É um torneio inovador de futebol feminino em formato 7 contra 7, que reúne equipas seniores de oito dos maiores clubes da Europa. Criada com um conceito de proporcionar jogos "mais intensos e dinâmicos", a competição aposta num "formato mais compacto e electrizante", com campos reduzidos, partidas mais curtas e sem algumas das habituais regras do futebol dito "normal".
Este torneio representa assim uma nova abordagem ao futebol, sendo mais ágil, emocionante e pensado para cativar uma nova geração de adeptos, mantendo o foco na excelência e no espcetáculo desportivo.
Quais são as regras?
Apesar de ser uma competição de futebol de sete, o torneio tem regras específicas e que se diferenciam das "normais". Desde logo o campo tem diferentes dimensões, com os jogos a serem disputados na metade de um campo de futebol de 11 jogadores e também têm balizas ligeiramente mais reduzidas.
Cada clube participa com um plantel de 25 jogadoras, das quais 14 são convocadas por partida. As substituições são ilimitadas e rotativas, embora apenas sete jogadoras possam estar em campo ao mesmo tempo.
O tempo das partidas também é diferente, com os jogos a terem uma duração total de 30 minutos, divididos em dois tempos de 15 minutos.
Neste formato a regra do fora-de-jogo não é aplicada, tornando assim o jogo mais fluido e permitindo mais oportunidades ofensivas.
Outro regra importante prende-se com o resultado no marcador, sendo que neste torneio não há lugar aos empates e é obrigatório existir sempre uma equipa vencedora. Ou seja, se no final dos 30 minutos o marcador estiver empatado, a disputa vai para o golo de ouro. Se a igualdade se mantiver, segue directamente para as grandes penalidades por morte súbita, isto é, a primeira equipa a falhar perde.
Sistema Disciplinar:
O sistema disciplinar do torneio é simples e rigoroso.
Um cartão amarelo funciona como aviso, mas dois amarelos no mesmo jogo ou um vermelho directo resultam na expulsão imediata e na suspensão automática da partida seguinte. Além disso, a acumulação de três cartões amarelos ao longo do torneio implica igualmente a suspensão de um jogo.
Qualquer questão de natureza disciplinar pode ser analisada pelo comité disciplinar do torneio, mediante solicitação formal por parte da equipa envolvida.
Formato do torneio:
O torneio decorre ao longo de três dias e conta com a participação de oito equipas, divididas em dois grupos de quatro.
Numa fase inicial, cada equipa defronta as outras três do seu grupo. Na fase seguinte, os vencedores e segundos classificados de cada grupo avançam para as meias-finais, que irá definir quais as equipas que vão disputar a final e o jogo pelo terceiro lugar.
Transmissão:
Todos os jogos do World Sevens Football são transmitidos em directo e gratuitamente no site ou na app móvel da DAZN.