DNOTICIAS.PT
Foto Rui Silva/Aspress
Assembleia Legislativa Madeira

O percurso de vida da primeira mulher eleita presidente do parlamento da Madeira

Nascida no Funchal em Julho de 1966, Rubina Maria Branco Leal Vargas é filha de um antigo presidente de junta de freguesia e de uma professora primária. Cresceu numa casa em São Gonçalo e em criança, experimentou muitas actividades – patinagem, ginástica, natação e escutismo. “Aprendi muito nos escuteiros. Aprendemos a ser mais responsáveis e mais independentes”, disse numa entrevista ao DIÁRIO em 2007.

Estudou na Escola Bartolomeu Perestrelo, na Francisco Franco e no ‘Girassol’, anexo do Liceu Jaime Moniz.

Aos 18 anos rumou para Lisboa, para frequentar o ensino superior. Fez a licenciatura em Sociologia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e pós-graduação em Protecção de Menores no Centro de Direito de Família da Faculdade de Direito de Coimbra.

Iniciou a sua actividade profissional em 1989 no Instituto de Reinserção Social sendo, sucessivamente, técnica superior, coordenadora de equipa e directora do Núcleo de Extensão na Madeira até Junho de 2001. Exerceu as funções de chefe de gabinete do Ministro da República para a Região entre Junho de 2001 e Julho de 2005. Foi vereadora da Câmara Municipal do Funchal entre 2005 e 2013, sendo responsável pelos pelouros da Promoção e Gestão Habitacional, Inclusão Social, Educação, Juventude, Gestão dos Mercados e Fiscalização Municipal. Entre Outubro de 2013 e Abril de 2015 exerceu funções de adjunta do director para a área do tratamento prisional e cuidados de saúde no Estabelecimento Prisional do Funchal.

Entre Abril de 2015 e Julho de 2017 foi secretária regional no primeiro Governo Regional liderado por Miguel Albuquerque, tendo deixado o cargo para se candidatar à Presidência da Câmara do Funchal, eleições que perdeu para a coligação ‘Confiança’ encabeçada por Paulo Cafôfo.

A 10 de Outubro de 2017 assumiu o mandato de deputada na Assembleia Legislativa da Madeira, lugar para o qual tinha sido eleita em Março de 2015, como ‘número 3’ da lista do PSD. Nesse primeiro mandato ficou como presidente da 6.ª Comissão Especializada de Educação, Juventude e Desporto e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD. Desde Outubro de 2019 era vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

É presidente honorária da Fundação a Comunidade Contra a Sida, cuja delegação regional liderou durante muitos anos. É vice-presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Madeirenses.

É casada e tem dois filhos – Afonso de 31 anos e Henrique de 26 anos.

Discurso da nova presidente: “Parlamento democrático não aceita a palavra que insulta e discrimina”

O primeiro discurso da nova presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, foi marcado pela defesa e respeito pela diversidade de opiniões e de posições políticas.

Rubina Leal acaba de ser eleita presidente da Assembleia da Madeira

Os deputados da Assembleia Legislativa da Madeira acabam de eleger, por voto secreto, Rubina Leal como nova presidente do parlamento, com 39 votos a favor e 8 brancos. A deputada social-democrata era a única candidata ao cargo.