Projecto para criar Jardim de Santa Luzia surgiu em 1998
Neste ‘Canal Memória’ rumamos até 1998
Um novo ‘pulmão verde’ na cidade do Funchal. Era desta forma que a Câmara Municipal do Funchal encarava a substituição da antiga Fábrica do Torreão – Hinton por um jardim. Na edição de 13 de Março de 1998, o DIÁRIO dava conta destes projectos, que correspondiam a mais de 16 mil metros quadrados.
Na época, essa zona era muito cobiçada pelo sector imobiliário. Embora se tratasse de uma propriedade privada, a autarquia queria travar o ‘apetite’ imobiliário dessa área. “A ideia é oferecer aos funchalenses um amplo jardim público, que sirva de pulmão verde à cidade”, dizia fonte da Câmara ao DIÁRIO.
(Re)veja as fotografias do nosso arquivo
As ribeiras que atravessavam o local deveriam ser ‘aproveitadas’ e incluídas no projecto, com plantação de árvores de grande porte e de outras espécies arbóreas. Já os componentes da velha fábrica também deveriam ser usados para decorar o parque, sendo que a enorme chaminé deveria ficar de pé.
“É necessário, cada vez mais, criar novos espaços verdes numa área onde existe uma considerável concentração habitacional em apartamentos”, argumentava a mesma fonte.