Triatlo Literário promove o gosto pela leitura entre os mais jovens em Câmara de Lobos
O Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos foi palco do Triatlo Literário, um evento integrado no projecto 'Baú de Leitura' da Secretaria Regional de Educação. A iniciativa reuniu nove alunos do primeiro ciclo do concelho, que demonstraram as suas habilidades de leitura e interpretação num ambiente dinâmico e educativo.
A Presidente da Câmara em regime de substituição, Sónia Pereira, marcou presença no evento na qualidade de jurada, avaliando o desempenho dos participantes. Na ocasião, destacou a relevância deste tipo de iniciativas para o desenvolvimento educacional das crianças.
O Triatlo Literário é uma excelente oportunidade para estimular a leitura desde tenra idade, tornando-a uma experiência divertida e enriquecedora. A leitura é a base do conhecimento e eventos como este incentivam as crianças a descobrirem o prazer dos livros, algo que certamente influenciará o seu percurso académico e pessoal Sónia Pereira, presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos
Durante o evento os participantes, tiveram a oportunidade de demonstrar as suas competências literárias num ambiente de sã concorrência. A iniciativa tem por objectivo estimular o hábito de leitura e escrita desde a infância, promovendo o desenvolvimento cognitivo e criativo das crianças.
Este evento vai ao encontro da estratégia do Município de Câmara de Lobos para a promoção da educação como vector de desenvolvimento concelhio. Neste âmbito, a autarquia tem apostado em diversas iniciativas, como o projecto 'Passo a Passo', que visa apoiar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade escolar, e os Campos de Férias Lobos Radical e Biblioteca a Brincar, que proporcionam actividades lúdicas e educativas durante as pausas lectivas.
A Rede Municipal de Bibliotecas através da Biblioteca Itinerante Roseta tem também trabalhado para a promoção do gosto pela leitura, levando livros e actividades pedagógicas a diferentes pontos do concelho. Além disso, a Câmara Municipal apoia os estudantes universitários através da Bolsa de Estudos Municipal, contribuindo para a formação académica dos jovens do concelho.
No âmbito das suas competências, o município também assegura o apoio às escolas, garantindo melhores condições para o ensino e a aprendizagem, quer através da manutenção da infra-estrutura escolar quer no apoio a projetos específicos que apostam em práticas pedagógicas complementares como é o caso de Salas Multissensoriais, ou o projecto Eco Escolas.