DNOTICIAS.PT
Regionais 2025 Madeira

PAN Madeira defende aumento da diária e mais apoios para a saúde mental

None

A candidatura do PAN Madeira às Eleições Regionais visitou esta terça-feira, 11 de Março, o Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, onde conheceu de perto os desafios enfrentados pela instituição que presta apoio a crianças e jovens com deficiência e doenças do foro mental. 

Em nota emitida, o partido destaca que umas das suas reivindicações prioritárias é "o aumento do valor da diária, que actualmente se mantém nos 58 euros, muito abaixo dos 72 euros pagos no continente". Além disso, o PAN considera "essencial" que a comparticipação pública não seja igual para todos os utentes, "mas diferenciada consoante a complexidade da patologia, dado que casos mais graves exigem mais recursos". O partido defende ainda mais apoios governamentais para a compra de equipamentos essenciais, tais como cadeiras de rodas, cujos custos podem ascender aos 16 ou 17 mil euros.

Outra preocupação levantada pelo PAN prende-se com a necessidade de um ensino mais inclusivo e adaptado às especificidades de cada criança. O partido propõe a valorização das tabelas salariais nas IPSS para fixar profissionais no sector privado, denunciado que actualmente existe "uma grande rotatividade de técnicos e especialistas nomeadamente quando abrem concursos no setor público, que prejudica tanto os utentes como as equipas que os acompanham".

"A saúde mental tem sido deixada para segundo plano na Madeira e isso tem de mudar. Se queremos respostas eficazes e humanas, temos de garantir melhores condições para utentes e profissionais. Isso passa por um financiamento justo das instituições, um ensino mais inclusivo e uma valorização salarial que fixe profissionais no setor privado e evite a rotatividade excessiva", defende Mónica Freitas.