Treino desafiador na corveta afundada no Cabo Girão
A Equipa de Mergulho e Resgate dos Bombeiros Voluntários Madeirenses realizou ontem um treino desafiador no mar do Cabo Girão.
Nove elementos da equipa treinaram mergulho num dia de mar agitado e de visibilidade fraca na Corveta Afonso Cerqueira, afundada neste desde 2018.
Miguel Rodrigues, coordenador da equipa, explicou ao DIÁRIO que o treino teve por objectivo a recuperação de um corpo a 26 metros de profundidade e aperfeiçoar técnicas para um eventual naufrágio nas águas da Madeira.
“O primeiro mergulho foi uma vistoria à corveta, a uma profundidade de 32 metros. Depois, elaboramos um plano em terra para, no segundo mergulho, recuperar o manequim, um suposto corpo que estava a 26 metros de profundidade. Usámos para isso um saco-cadáver, balões de elevação e garrafas de ar”, explicou, admitindo que “este foi um treino inovador, realizado com sucesso por toda a equipa”.
A corveta Afonso Cerqueira, após 45 anos de serviço na Marinha Portuguesa, foi afundada, num processo conduzido pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), a 4 de Setembro de 2018.
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo