Eu Voto! O apelo de Carina Ferro
A gestora de projectos sublinha que "a democracia fortalece-se com a participação de todos"
No próximo dia 23 de março, somos novamente chamados a exercer o nosso direito de voto, um momento fundamental para a afirmação da nossa cidadania e consciência cívica.
A participação eleitoral é um pilar essencial da democracia. Freire, Viegas e Seiceira (2020), alertam-nos para o aumento da abstenção em Portugal, fenómeno que pode enfraquecer a relação entre eleitores e eleitos. Acresce que, como refere Ruel (2021), o afastamento dos cidadãos dos processos eleitorais pode comprometer, em última análise, a qualidade da democracia.
Assim, face ao crescente quadro de instabilidade governativa, torna-se imperativo reforçar o nosso compromisso cívico e incentivar uma cultura de participação ativa, informada e consciente.
É por isso importante informarmo-nos sobre os programas e propostas dos partidos, avaliar criticamente as opções políticas disponíveis e exercer o nosso direito de voto. Mais do que um direito, o voto é também um dever cívico que nos permite reforçar a legitimidade das instituições públicas e consolidar o nosso sistema representativo.
Lembre-se: a democracia fortalece-se com a participação de todos. Esta é a nossa voz. Vote.