Jéssica Teles lamenta falta de medidas para travar saída dos jovens qualificados da Madeira
A deputada Jéssica Teles (JPP) afirmou, esta tarde, no debate parlamentar, que Orçamento Regional para 2'026 "não apresenta nenhuma medida nova ou estruturante para o emprego jovem" e por isso "ano após ano vemos a saída de jovens altamente qualificados" da Madeira.
A representante do JPP considera que o Governo Regional não pode afirmar que pretende fixar jovens na Região quando não cria uma estratégia integrada que ligue o ensino superior ao mercado de trabalho e se limita a lançar programas temporários que poucos postos de trabalho criam. Jéssica Teles entende que a solução passa também por uma política de habitação e por uma "estratégia séria de emprego" que permita aos jovens trabalhar e constituir família na Região. Caso contrário, vamos "continuar a formar jovens para emigrar".
Esta intervenção mereceu uma resposta da secretária da Inclusão, Paula Margarido, que assegurou que "há políticas para reter talentos de jovens e não só" na Madeira. "Não vamos aqui cavalgar numa narrativa de que todos os nossos jovens estão a ir embora. Muitos estão a regressar já com mestrados e são captados pelo tecido empresarial", afirmou a governante.