DNOTICIAS.PT
Assembleia Legislativa Madeira

Sílvia Silva denuncia que lagoas para o golfe levam mais apoios do que todo o sector primário

Foto Rui Silva/Aspress
Foto Rui Silva/Aspress

A deputada Sílvia Silva (PS) afirmou, esta tarde, no debate na especialidade do Orçamento para 2026, que os 12 milhões de euros de apoio extraordinário que o Governo Regional prevê atribuir a todo o sector primário (agricultura, pecuária e pescas) são menos do que o investimento previsto em duas lagoas para campos de golfe privados. “É pouco bolo para muitas bocas. O Governo Regional acena com milhões mas os agricultores madeirenses recebem apenas tostões. Foi a Bruxelas buscar apoios e voltou cheio de nada”, denunciou a parlamentar socialista.

Dirigindo ao secretário de Agricultura e Pescas, Sílvia Silva acusou o executivo madeirense de criar apoios extraordinário que estão sujeitos à vontade de quem governa e lamentou que passada mais uma tempestade os agricultores da Madeira continuem sem resposta em termos de apoios. Por outro lado, acusou o Governo de “incompetência na gestão dos fundos comunitários” na Madeira.

Na resposta, o secretário regional observou que Sílvia Silva “continua igual a si própria”, pois “fala muito, confunde muito e não diz nada”. O governante garantiu que a deputada do PS falta à verdade quando diz que no continente já pagaram apoios aos agricultores afectados pela depressão Cláudia ou que o executivo madeirense não pagou ao prémio ao agricultor. A este propósito, o secretário deu a entender que este apoio ao agricultor será pago até ao final do correte ano.