Árbitro madeirense promovido à primeira categoria nacional há 24 anos
‘Canal Memória’ recua até 2001
Emanuel Câmara, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, foi promovido ao Grupo A dos árbitros da primeira categoria nacional, ao classificar-se na terceira posição entre os árbitros do Grupo B. Corria o ano de 2001.
A subida de categoria foi também feita por Carlos Xistra (Castelo Branco) e por Francisco Ferreira (Viana Castelo). Mas houve outro madeirense que também subiu de categoria, desta feita para o grupo B, Elmano Santos.
Ao DIÁRIO, na época, Emanuel Câmara assumia que esta situação era “o fruto de um trabalho e de uma dedicação de muitos anos”. Após quatro anos no grupo B, estava então alcançada a tão almejada subida. “Chegou a hora de mostrar ao país desportivo – porque penso que ao nível da Região Autónoma da Madeira ninguém põe isso em causa – que tenho valor e capacidade para estar a este nível. Em termos de arbitragem nacional, já estava a ficar farto e cansado de, todos os anos, o meu nome ser sempre apontado, no fim da época, como candidato à descida”, assumiu.
Para Emanuel Câmara, esta subida era também benéfica para a Madeira, mostrando a qualidade da arbitragem regional e incentivando outros árbitros a seguirem esse objectivo.