Escoteiros na Madeira limpam a levada e a ribeira para proteger o oceano
Iniciativa "Passo a Passo 2025" mobiliza mais de 750 escoteiros para acção nacional
A Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), que promove a edição de 2025 da actividade nacional 'Passo a Passo', que é "uma iniciativa que, este ano, se integra nas celebrações do Mês do Mar, promovidas pela Fundação Oceano Azul em parceria com a AEP", irá ter na Madeira uma acção especial dos escoteiros, pois no mesmo dia, amanhã, vão limpar uma levada e uma ribeira, a montante do oceano onde tudo vai desaguar.
"No dia 22 de novembro de 2025, mais de 750 escoteiros estarão mobilizados em praias e zonas ribeirinhas de todo o país, incluindo o arquipélago da Madeira, para uma manhã inteiramente dedicada ao voluntariado ambiental e à preservação dos ecossistemas costeiros", informa a AEP. "Esta ação reforça o compromisso da AEP com a sustentabilidade e com a educação de jovens para a proteção ativa do planeta", justifica.
O 'Passo a Passo' "é reconhecido como uma das maiores iniciativas nacionais da Associação, reunindo milhares de jovens em torno de um objetivo comum: inspirar comunidades e gerar impacto positivo. Desde o seu relançamento em 2021, sob o mote 'Desafia-te! Inspira a comunidade', a atividade tem promovido debates, ações de limpeza, campanhas de voluntariado e dinâmicas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas", acrescenta.
Assim, a edição de 2025 "reforça esta missão, colocando o foco no oceano, um dos pilares ambientais mais relevantes para o futuro das próximas gerações. O alinhamento com o Mês do Mar permite ampliar o impacto da iniciativa, potenciando sinergias com parceiros estratégicos dedicados à conservação marinha".
As actividades irão decorrer em vários pontos do país, incluindo zonas costeiras e ribeirinhas, nomeadamente em Leiria na Praia do Pedrógão, em Almada na Praia da Cova do Vapor/São João, em Benavente na zona ribeirinha de Benavente, em Oeiras na Praia de Santo Amaro de Oeiras e na Praia de Santo Amaro, em Mafra na Praia de Ribeira d'Ilhas, em Matosinhos na Praia de Matosinhos e, ainda, como referido no Funchal na Levada dos Tornos e no Ribeiro do Monte, num trabalho a montante de onde vai acabar o lixo que nós produzimos e não cuidamos.
A Associação dos Escoteiros de Portugal "é a mais antiga organização juvenil do país, promovendo, desde 1913, a educação integral de crianças e jovens através de métodos ativos, contacto com a natureza e serviço à comunidade. Com presença nacional, a AEP assume um compromisso contínuo com a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para os desafios do futuro", conclui a nota.