DNOTICIAS.PT
Madeira

Pode nevar no Pico Ruivo esta sexta-feira e sábado

Seria a primeira queda de neve deste Outono/Inverno na Madeira

None
foto DR/arquivo

A Madeira poderá registar a primeira queda de neve deste Outono/Inverno, no Pico Ruivo, já esta sexta-feira e novamente no sábado — a primeira desde o Inverno passado — segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para sexta-feira, 21 de Novembro, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes na vertente norte e nas terras altas da ilha da Madeira. A precipitação poderá tornar-se neve no Pico Ruivo no final do dia, caso se confirmem as baixas temperaturas previstas. Este mês, no Pico do Areeiro, onde se encontra a estação meteorológica à maior altitude do arquipélago (1799 metros), a temperatura mínima mais extrema registada foi de 2,0 ºC, valor que reforça a possibilidade de condições propícias à queda de neve.

O vento será moderado a forte de nordeste, com rajadas até 60 km/h e até 70 km/h nas terras altas. Nas zonas mais elevadas, prevê-se ainda uma descida da temperatura máxima.

No Funchal, o tempo manter-se-á nublado, com chuva ou aguaceiros e vento fraco a moderado de nordeste.

No mar, a costa Norte registará ondas de nordeste entre 1,5 e 2 metros, aumentando para 2 a 3 metros ao longo do dia. Na costa Sul, as ondas deverão variar entre 1 e 1,5 metros. A temperatura da água do mar rondará os 22 a 23 graus.

Para sábado, 22 de Novembro, mantém-se o céu muito nublado, com aguaceiros mais frequentes até meio da tarde, sobretudo na vertente norte e nas terras altas. A precipitação poderá voltar a surgir sob a forma de neve no Pico Ruivo até ao início da manhã. O vento continuará moderado a forte de nordeste, com rajadas até 60 km/h — e até 70 km/h nas terras altas — sendo fraco na vertente sudoeste.

Já no domingo, 23 de Novembro, prevêem-se períodos de muita nebulosidade e vento fraco a moderado de nordeste, por vezes forte nos extremos leste e oeste até ao final da manhã. Nas terras altas, é esperada uma pequena subida da temperatura máxima.