DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

'Mudar a Escola para Mudar o Mundo' em exposição na escola do Porto Santo

None

A exposição 'Mudar a Escola para Mudar o Mundo', do artista visual Carlos Bunga e da curadora e investigadora Ainhoa González vai estar patente na escola do Porto Santo. A inauguração acontece no dia 21 de Novembro, amanhã, pelas 12 horas.

Este projecto reúne contributos de artistas e especialistas de várias áreas e procura criar uma constelação em rede de práticas artístico-pedagógicas. 

Carlos Bunga é um artista português que vive e trabalha em Barcelona e que em 2022, após uma residência artística, na Escola do Porto Santo, apresenta a instalação site-specific intitulada 'Vazio. Um espaço para a imaginação'. A obra, concebida em relação directa com o lugar, apropria-se dos muros perimetrais dos pátios situados diante das salas, desenhados pelo arquitecto como playgrounds que integram vazios — portas, janelas ou escadas por onde subir, passar, esconder-se ou atravessar o espaço

A segunda parte do projecto desenvolve-se na antiga cantina da Escola da Vila. Ali, Ainhoa González apresenta um conjunto de obras de artistas e documentos de arquivo que oferecem um conhecimento contextual da renovação pedagógica ocorrida na Península Ibérica no final do século XIX, relacionando projectos como a Escola de Livre Ensino, em Madrid, e pedagogos como Alice Pestana ou políticos como Bernardino Machado, para depois avançar para o século XX e percorrê-lo através de diferentes casos de estudo centrados na experimentação artística, na vida comunitária e na aprendizagem.

A exposição apresenta obras ou projectos arquitectónicos relacionados com a educação de Francis Alÿs, Andrés Jaque, Nicolás Paris, Alfonso Borragán, Carlos Bunga, Jordi Ferreiro, Fernanda Fragateiro, Elvira Leite, Sara e André, Isamu Noguchi, Túlia Saldanha, Ryan Gander, TAKK, entre outros.