DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Madeira

Abertas candidaturas ao Complemento Regional para Idosos

None

Estão abertas as candidaturas para beneficiar do Complemento Regional para os Idosos (CRI), uma medida de âmbito regional de combate à pobreza dos idosos residentes na Região Autónoma da Madeira, através da atribuição de uma prestação monetária a título de complemento regional de pensões ou prestações de segurança social de valores mínimos.

Em 2024, o apoio beneficiou 2.672 pessoas, representando um investimento da ordem dos 3,5 milhões de euros. De referir que, entre 2021 e 2024, o montante a apoiar aumentou 53.49%, o equivalente a 460,00 euros.

São abrangidos pelo CRI, os idosos residentes na Madeira, com idade igual ou superior a 65 anos, que recebem a Pensão Social de Velhice e o Complemento Solidário para Idosos, a Pensão de Velhice do Regime Geral de Segurança Social (montante igual ou inferior a 331,79 euros), a Prestação Social para a Inclusão (no valor de referência atual), a Pensão de Invalidez (montante igual ou inferior a 331,79 euros) e a Pensão de Viuvez no valor mínimo.

Para beneficiar do Complemento Regional para Idosos, é igualmente necessário que o requerente não esteja institucionalizado em unidades residenciais para idosos, nem em estabelecimentos sociais geridos por entidades públicas, privados ou do setor social, no âmbito da segurança social e da saúde.

As candidaturas para beneficiar do Complemento Regional para os Idosos (CRI) decorrem até 31 de Outubro de 2025.

Para solicitar a atribuição do CRI, os interessados devem preencher o modelo único de requerimento para a atribuição inicial ou o modelo de requerimento para actualização de requerimentos e/ou de dados pessoais. Os requerimentos devem ser entregues na Direcção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais, nos vários serviços de atendimento local do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM e nas Entidades da Economia Social da Região Autónoma da Madeira, com quem seja celebrado acordo de parceria para o presente efeito.

Onde pode entregar o requerimento?

• Direcção Regional da Cidadania e Assuntos Sociais;

• Centro Comunitário Regional;

• Serviços Locais da Segurança Social;

• Balcão da Loja do Cidadão da Segurança Social;

• IPSS, Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira.

Valor a apoiar:

1.320 euros anuais pagos em prestações trimestrais no montante de 330 euros (com efeitos retroactivos).

Podcasts

×