DNOTICIAS.PT
Madeira

Hospital Particular da Madeira promoveu 1.º curso de actualização em Dor Lombar

None

Foi no Hotel Savoy Palace que, no passado dia 27 de Janeiro, teve lugar o '1.º Curso de Actualização em Dor Lombar', promovido pela Unidade de Coluna do Hospital Particular da Madeira. O objectivo principal do evento, direccionado a médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapêutica, foi divulgar uma nova técnica que o Hospital Particular da Madeira passa a ter disponível para realizar cirurgias da coluna – a cirurgia endoscópica da coluna.

"Por ser uma técnica específica tem uma curva de aprendizagem grande. Pode ser feita a vários níveis, cervical, no pescoço, no meio das costas e na região lombar. Na prática, quase todas a cirurgias feitas a céu aberto podem ser realizadas com esta técnica”, referiu o médico Gil Bebiano. Uma das vantagens é que esta é uma cirurgia menos agressiva, com uma incisão pequena, que representa "uma melhoria das condições pós-operatórias e uma alta mais rápida. “É uma mais-valia para a nossa instituição e para os doentes. É uma opção que teremos à sua disposição, minimizando a dor no pós-operatório e acelerando o retorno ao trabalho”, acrescenta.

De acordo com o médico “a equipa envolve as principais áreas multidisciplinares: neurocirurgia, ortopedia e neurorradiologia, na qual constam médicos que se dedicam à dor crónica e à psicologia. Todas estas especialidades podem intervir nas reuniões que iremos ter, para avaliar os casos clínicos”.

O curso contou com um painel de oradores de excelência, de diversas áreas complementares, que proporcionou uma troca de conhecimentos clínicos atualizados, no âmbito da dor lombar e do seu tratamento.