Madeira

Porto Santo com Equipa Intersectorial da Violência Doméstica

None

É mais um importante passo no combate e na prevenção da violência doméstica no Porto Santo. Rita Andrade, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, deu posse, na passada sexta-feira, à Equipa Intersectorial da Violência Doméstica local, uma das medidas expressas no III Plano Regional Contra a Violência Doméstica, em vigor.

Durante a cerimónia, que contou com a presença de responsáveis e dirigentes da autarquia local, Segurança Social, Procuradoria da República, PSP e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a secretária regional salientou "a importância desta Equipa Intersetorial, do seu envolvimento na erradicação da violência doméstica na ilha do Porto Santo e da responsabilidade social dos diferentes parceiros nela envolvidos, numa ação concertada com as diferentes Estruturas da Rede Regional Contra a Violência Doméstica, otimizando recursos e adaptando as medidas à realidade da ilha do Porto Santo".

"A violência doméstica combate-se em rede, unindo conceitos como a prevenção, a proteção, a punição, a terapia e o reforço da auto-estima, que se perspectivam de forma integrada e cientificamente sustentada, englobando a área judicial, jurídica, social, económica, psicológica, da saúde e da educação. É um tema transversal, que de facto a todos diz respeito", sublinhou a governante, lembrando que "a Região tem integrado, desde 2001, nas suas prioridades de definição de política social regional, a luta contra a violência doméstica".

20 entidades trabalham em rede

No Porto Santo, Rita Andrade enalteceu ainda o empenho das 20 entidades parceiras comprometidas, neste momento, na execução do III Plano Regional em vigor e constituintes da Rede Regional Contra a Violência Doméstica, cujo papel no combate a este flagelo é de extrema relevância.

Depois de criada, em novembro do ano passado, uma Casa de Emergência destinada às vítimas de violência doméstica, um espaço cuja gestão sob a alçada da Fundação Nossa Senhora da Piedade, a constituição da Equipa Intersectorial da Violência Doméstica local é mais uma importante medida de proteção à pessoa vítima de violência.