Madeira

Há 33 anos Espanha queria a defesa das águas da Madeira

None

Há 15 anos, o DIÁRIO fazia notícia com o facto de Espanha propor à NATO a defesa e patrulhamento das águas da Madeira, acusando Portugal de falta de meios, especialmente a falta de meios militares existentes na ilha.

A 6 de Setembro de 1990, quinta-feira o sistema de defesa do território português, sobretudo do arquipélago da Madeira era apontado como um dos temas escaldantes da próxima reunião da NATO, que se iria realizar no dia 11 de Setembro, em Bruxelas, capital da Bélgica.

Segundo é referido na notícia, a questão tinha sido despoletada no dia anterior por um comentador político-militar da rádio TSF-Lisboa, que tinha anunciado que a Espanha poderia avançar com uma proposta no sentido de responsabilizar-se pela defesa área em que se insere o arquipelágo da Madeira, "valendo-se do seu maior poder militar e armamentista, num cenário em que se discute a ameaça de conflito envolvendo vários países ocidentais contra o crescente fundamentalismo ao nível dos aparelhos de Estado nos países islâmicos".

Contactado pelo DIÁRIO, o Ministério da Defesa, através de Paula Gameio, assessora de imprensa do ministro Fernando Nogueira, informou que não poderia pronunciar-se sobre uma proposta que ainda irá ser apresentada e cujo conteúdo desconhece.

Na mesma notícia é ainda referido que Espanha pretendia patrulhar as águas territoriais madeirenses e responsabilizar-se pelas defesa das ilhas do arquipélago da Madeira, alegando uma questão de segurança da área, pois, "como consideram responsáveis pela Forças Armadas do país vizinho, Portugal não disponibilizou nesta Região os meios suficientes que possam fazer face a uma situação de ameaça ou conflito nesta zona do Atlântico".

REGIÃO - Concurso internacional para a pista de Santa Catarina até Março de 1991

Na mesma edição, também era notícia o facto de o Presidente do Governo Regional ter adiantado que o concurso internacional para a ampliação da pista de Santa Catarina seria aberto no primeiro trimestre de 1991. Alberto João Jardim revelou no Porto Santo ao DIÁRIO que pretendia ver o concurso aberto nesse período para que o prolongamento da pista arranque, na prática, "o mais rápido possível. Se tudo correr como se espera, as obras arrancarão em Agosto ou Setembro".

REGIÃO - Valor das bolsas de estudo aumentado em três contos

Em vésperas da abertura de mais um ano lectivo, o Governo Regional actualizava o valor das bolsas de estudo a serem concedidas aos estudantes universitários madeirenses. Assim, em vez destes receberem mensalmente a quantia de

16.500$00, passam a auferir 19.500$00, sendo a capitação do agregado familiar fixada em 24 mil escudos. Nesta edição, o DIÁRIO registou as reacções de três bolseiros, que não esconderam a sua satisfação pelo acréscimo verificado. Não obstante agradecerem a ajuda monetária do Executivo regional, todos sublinham que a mesma estava "longe de ser suficiente" para cobrir as despesas mensais que rondavam, em média, 40 contos.

PAÍS - Navio-escola Sagres em busca de apoios

A nível nacional, uma das notícias desta data foi o facto do navio-escola 'Sagres', que no dia anterior à edição tinha chegado ao porto de Leixões, proveniente de Lisboa, entrando assim pela primeira vez no Rio Douro e atracando no cais da Alfândega, em Vila do Conde, onde dias iria receber a bordo o então Presidente da República, Mário Soares.

MUNDO - Soldados torturados num hotel em Brasília

No que diz respeito às notícias fora do nosso país, mais um escandâlo abalava o nosso país irmão, Brasil.

As denúncias sobre este caso, "explodiram como uma bomba", e davam conta de que, pelo menos, cinco militares da Base Aérea de Anápolis foram sujeitos a diversas torturas físicas pelos seus superiores no interior da unidade militar. As torturas, de acordo com uma das vítimas, que conseguiu falar à imprensa, duraram vários dias e consistiram, entre outras coisas, em demorados espancamentos e choques eléctricos em várias partes do corpo.