Sesaram

Como cidadã/contribuinte, utente e familiar de doentes, tenho presenciado situações vergonhosas nos serviços prestados pelo SESARAM:

- Atendimento de total indiferença perante o sofrimento dos pacientes (desvalorização da sintomatologia e descaso no acompanhamento - pessoas esquecidas nos corredores do Hospital público, tendo de recorrer a terceiros para tentar obter direito ao tratamento digno e pedir ajuda para suprir as necessidades mais básicas - comida, idas à casa de banho, etc.). Exemplo concreto: seres humanos ignorados por profissionais de saúde que se passeiam pelos corredores; “trabalhadores” que conversam de assuntos vários durante o tempo em que deveriam estar a cumprir a função para o qual são pagos - prestar assistência/seguimento ao caso dos doentes (muitos deles vulneráveis ou idosos, com comorbilidades e problemas incapacitantes afins).

- Atendimento telefónico inexistente, quer no Hospital, quer no Centro de Saúde - funcionários remunerados que não atendem o telefone, que não abordam as situações com educação ou cordialidade e que desligam chamadas quando o número se torna inconveniente pela insistência.

- Serviço de transporte de doentes para reabilitação ou tratamentos desorganizado, desregulado/sem supervisão (na faixa horária das 14h30 - 16h30 já ocorreu esperarem mais de 2 horas e, no final, terem de telefonar aos familiares para conseguirem regressar a casa).

Nota: Como é possível não haver responsabilização por parte de quem gere/não sabe gerir estes departamentos.

Lina Barbosa