Regionais 2023 Madeira

PAN Madeira inaugurou sede e apresentou o Programa Eleitoral

Foto DR/PAN
Foto DR/PAN

Com o lema "o voto que faz a diferença", a candidata e cabeça-de-lista do PAN às eleições legislativas regionais na Madeira a 24 de Setembro, Mónica Freitas, apresentou o programa eleitoral do partido no momento da inauguração da sede de campanha, situada no Funchal.

Na apresentação que foi transmitida em directo nas redes sociais do partido, Mónica Freitas deu a conhecer as principais medidas do documento a apresentar aos eleitores, medidas essas que pretendem "contribuir para um melhor e mais sustentável futuro" da Região, refere uma nota de imprensa. 

"Mais e melhores apoios à habitação, com a actualização dos apoios às rendas das casas, assim como isenção das taxas em vigor na aquisição de habitação permanente", sustentou. "Para além disso, consideramos que é fundamental um levantamento do património público para fins de habitação", acrescentou. 

Em relação à causa animal, o programa do PAN Madeira defende "vacinas gratuitas aos animais, assim como um apoio à esterilização de todos os animais" e defendem, também, "o combate aos maus-tratos dos animais, aumento dos apoios às associações que tanto fazem por esta causa nobre". 

A candidata destacou "a implementação da taxa turística na Região, isentando os residentes, de forma a aumentar a receita fiscal para, depois, apostar na preservação dos percursos e miradouros, assim como na preservação da floresta Laurissilva", salienta. "Apostar na criação de uma rede de águas não potáveis para que os cidadãos possam desenvolver actividades de jardinagem e agricultura de subsistência, sendo uma forma de bonificar estes cidadãos que possuem áreas verdes", idealiza.   

Defendem ainda uma "aposta na cultura madeirense, criando cursos profissionais nas escolas da Região onde as aprendizagens sejam sobre as tradições madeirenses, como por exemplo os vimes e os bordados". Ainda sobre a educação, o partido considera "fundamental uma maior e melhor aposta na alimentação escolar, apostando nos produtos regionais".

Para Mónica Freitas, "a criação de casas de autonomização para vítimas de violência doméstica, assim como maior e melhor fiscalização das casas de acolhimento de crianças e jovens, como também dos lares de idosos", são ideias eleitorais que o PAN Madeira considera como fundamentais, tais como "o 'passe saúde' para os porto-santenses. Ainda sobre o Porto Santo defendemos um instituto universitário ligado à investigação marinha".  

Defende também "o passe único para todos os transportes públicos, fomentando uma mobilidade suave, assim como passe gratuito para todos os estudantes da Região", idealiza.

O PAN garante que as portas da sede de campanha estarão abertas ao público para "qualquer esclarecimento".