Madeira

Requalificação energética do Bairro do Palheiro Ferreiro custou 1,4 milhões de euros

None

As obras de promoção de eficiência energética no Bairro do Palheiro Ferreiro chegaram a 70 fogos, tendo um custo de quase 1,4 milhões de euros. O presidente da Câmara Municipal do Funchal visitou, hoje, este empreendimento juntamente com o vereador responsável pela obras públicas, Bruno Pereira. 

De acordo com nota enviada à imprensa, os autarcas visitaram algumas casas, "podendo constatar, 'in loco', a satisfação dos residentes pelas obras efectuadas, que terão até impacto no consumo de gás". Esta intervenção foi possível graças a uma "auditoria energética, que foi efectuada ao empreendimento, na qual foram identificadas as medidas de melhoria a aplicar de modo a dar um maior conforto aos moradores, assim como, introduzir uma poupança de energia em toda a envolvente externa dos edifícios, enquadrando-se nos financiamentos dum dos eixos prioritários do Programa Operacional Regional “Madeira 14-20”, que concede apoios à eficiência energética, à gestão inteligente de energia e à utilização de energias renováveis nas infraestruturas públicas, nomeadamente, nos edifícios públicos e no setor da habitação".

Foi nesse âmbito que foram permitidos os melhoramentos a nível de isolamento térmico, iluminação eficiente em áreas comuns e aquecimento de águas quentes sanitárias com energias renováveis.

"Complementando todas estas medidas relacionadas com a eficiência energética, foram executados diversos trabalhos de reparação nas zonas comuns como sejam a pintura de corrimões e caixas do correio, renovação de quadros elétricos e iluminação, assim como substituição das redes de água potável de alguns fogos e das descargas de águas pluviais. Nos blocos 5,7,9 e 11 também foi necessário a colocação de novos estendais", refere a mesma nota.