Madeira

NÓS, Cidadãos! questiona para quando a conclusão das obras de requalificação na Escola da Levada

Foto DR/NÓS, Cidadãos!
Foto DR/NÓS, Cidadãos!

O partido NÓS, Cidadãos! faz uma pergunta directa a Miguel Albuquerque, líder do Executivo regional: "Quando começam, no terreno, as obras de requalificação nas salas de aula, da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, também conhecida por Escola da Levada?" Isto porque "passado mais de um ano de novo anúncio público" e tendo "já iniciado o novo ano letivo 2023-2024".

Numa nota de imprensa assinada por Miguel Costa, membro da Comissão Política Nacional do NÓS, Cidadãos!, o partido salienta que "acabadas que estão as férias escolares do Verão – período sem aulas e sem alunos nas escolas, logo propício para realizar as intervenções necessárias nos recintos escolares – nada (ainda) foi feito em termos de obras de reabilitação nas salas de aulas e no edifício da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva".

E diz ainda, "lamentavelmente, quem fica a perder são os alunos e professores que ali aprendem e lecionam e que vão ser prejudicados com o que se avizinha em termos limitação de salas de aula e do ruído que será produzido quando a empreitada de obras de requalificação e apetrechamento da escola começar, facto que ainda não sucedeu".

Recordando que "foi prometido à comunidade escolar da Escola Básica e Secundaria Dr. Ângelo Augusto da Silva que depois de concluído o novo pavilhão desportivo da Escola Básica e Secundaria Dr. Ângelo Augusto da Silva, em agosto, o Governo Regional iria avançar com obras de fundo no edifício do estabelecimento de ensino. Estamos hoje a 18 de setembro de 2023 e tal não aconteceu. Algo correu mal e quem vai ter de 'aguentar' são os que menos deviam suportar tudo o que se avizinha e que irá perturbar um normal ano letivo", acredita.

Para Miguel Costa, "atrasado que está todo este processo de arranque das obras, o partido NÓS, Cidadãos! pergunta se haverá responsáveis por tal facto e qual a data prevista para o término destas obras que já foram sucessivamente anunciadas e cujo começo teima em não ter lugar?"

E lembra ainda que "foi em Novembro de 2018, na celebração do 40.º aniversário da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, que o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, afirmou: 'eu sei que esta escola precisa de melhoramentos' e 'vamos aprovar o Orçamento Regional, e em Fevereiro o nosso presidente do conselho executivo nos convida a voltar aqui para tomar um café e nós vamos anunciar quais os melhoramentos que vamos fazer!'".

E continua: "Em princípios de Abril de 2019, numa nova visita à Escola da Levada – com ou sem a toma do prometido café –, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, divulgou que este importante estabelecimento de ensino do Funchal iria entrar em obras ainda este ano (em 2019, claro!)."

Mais, continua a recordar, "proferiu, também naquele dia o seguinte: 'vamos lançar o concurso em Junho para a remodelação total desta escola' e será um investimento de quase dois milhões de euros que irá permitir um melhoramento em toda a infraestrutura, 'tanto no exterior como no interior, incluindo os necessários arranjos das salas de aula, do auditório e ainda o melhoramento nos espaços desportivos'", reforça.

Ainda mais recentemente, "já em 2022, ficamos a saber que as obras irão custar ao contribuinte mais de 6 milhões de euros e não o inicialmente previsto".

E sentencia: "Sabemos que alguns políticos se habituaram a prometer o que podem e não podem e a falharem no cumprimento das suas promessas, mesmo naquelas que estão ao seu alcance. Para o NÓS, Cidadãos! está mais do que na hora de se iniciar aquilo já foi prometido várias vezes e que já vem tarde! As obras na Escola da Levada são para NÓS, Cidadãos! prioritárias e toda a comunidade educativa que ali aflui bem precisa delas!."

Refira-se que o NÓS, Cidadãos! não se candidata às eleições legislativas regionais de 24 de Setembro próximo.