Madeira

Funchal alarga rede de carregamento para automóveis eléctricos

Sinistralidade e metas da neutralidade carbónica são as preocupações enunciadas pela autarquia no arranque da Semana da Mobilidade

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai lançar, até ao final do ano, um concurso público para alargar a rede de carregamento de automóveis eléctricos. O anúncio foi deixado pelo vereador Bruno Pereira, no arranque da Semana Europeia da Mobilidade.

O vereador com o pelouro da mobilidade quer também que "todos os parques de estacionamento geridos pela autarquia tenham estes equipamentos, com o devido serviço de manutenção," tanto mais porque, “de acordo com as regras da União Europeia, a partir do final da década, de 2030, todos os carros novos vendidos serão obrigatoriamente eléctricos”, explicou Bruno Pereira.

O vereador do Funchal alertou igualmente para a importância do uso de transporte públicos. “Deixo um convite às pessoas para que façam contas: entre despesas de estacionamento, de combustível e manutenção, com as tarifas muito atrativa da Horários do Funchal. Façam essa comparação”, apelou Bruno Pereira.

Entre os dias 16 e 22 de Setembro, a CMF volta a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade, iniciativa da Comissão Europeia, com o objectivo sensibilizar as cidades para a transição energética e neutralidade carbónica, de forma a minimizar os efeitos decorrentes das alterações climáticas.

Até dia 22, na Praça do Município, está patente a exposição 'História dos Transportes no Funchal: Passado, Presente e Futuro', na qual os cidadãos terão oportunidade de conhecer a evolução dos meios de deslocação terrestres, que inclui veículos tradicionais, automóveis clássicos, velocípedes e os mais recentes veículos 100% eléctricos.

Durante a Semana da Mobilidade, a Câmara Municipal do Funchal realizará diversas actividades, das quais se destacam a conferência 'Mobilidade e Urbanismo: Reinventando a Cidade!' e o debate 'A Condução Não é Um Jogo!'.

O programa engloba ainda a realização de uma marcha pelo envelhecimento activo, orientado para a comunidade sénior, a acção 'Mobi Kids: Segurança em 2 rodas', destinada à comunidade estudantil, com enfoque na prevenção dos velocípedes, e os 'Domingos Activos'.

A Câmara Municipal do Funchal procederá ainda à introdução de dispositivos de regulação semafórica em cruzamentos e à implementação de uma zona de circulação, limitada a 30km/h (zona 30), "de forma a reforçar a segurança rodoviária", avançou o executivo.