Regionais 2023 Madeira

PAN alerta para falta de apoio na UMa

None

Numa acção de campanha esta tarde na Universidade da Madeira (UMa), Mónica Freitas, cabeça-de-lista do PAN, alertou para a falta de apoios, nomeadamente no que diz respeito ao alojamento e sobre a "reduzida oferta formativa".  

O PAN preocupa-se com a formação universitária, pois é uma porta para o futuro dos jovens madeirenses. Os nossos estudantes passam por inúmeras dificuldades, não só pela falta de alojamento, visto as residências estarem lotadas e afastadas da Universidade, mas também devido à falta de apoios monetários, sendo que os valores das bolsas não estão a acompanhar a evolução dos preços. Falta ambição ao Governo Regional nesta área e por isso o PAN quer ter assento na Assembleia Regional para poder ser a voz dos jovens Mónica Freitas.

O partido defende o reajuste das bolsas de estudo aos universitários, incluindo os que residam em zonas rurais mais distanciadas, "com mais apoios para alojamento, e a promoção de apoios económicos para aqueles que se deslocam da Madeira para o Continente para estudar, garantindo uma percentagem de quartos ou residências para os estudantes das ilhas", refere nota enviada.

Defende ainda a "criação do Polo Universitário no Porto Santo para fixação dos jovens e promoção de investigação na área das energias renováveis e na economia verde e azul e o aumento da oferta de cursos universitários, a partir de protocolos com outras universidades e de aulas em videochamada", diz a nota enviada esta tarde à comunicação social. 

Os candidatos do PAN estiveram também hoje no Curral das Freiras, onde se manifestaram contra a construção do teleférico e propuseram mais transportes públicos para evitar o isolamento da população.

As acções de campanha continuam com uma visita ao Mercado da Penteada e a São Roque.