Madeira

“Temos de ter políticas de acolhimento que preservem a dignidade das pessoas"

None
Foto ALRAM

O presidente do Parlamento regional, José Manuel Rodrigues, está em Berlim, onde abordou hoje o tema dos refugiados, que "atormenta a Europa há muitos anos", mas que ganhou agora outra dimensão com a guerra na Ucrânia e com as novas vagas.

“Temos de ter políticas de acolhimento que preservem a dignidade das pessoas, para que as possam integrar nas nossas sociedades, dando-lhes o melhor nível de vida possível, dentro dos nossos padrões europeus”, sublinhou.

De acordo com nota enviada à imprensa, José Manuel Rodrigues entende que é preciso definir novas políticas de apoio, dentro da União Europeia e dos respectivos estados-membros, para os países mediterrânicos e africanos, a fim de que esses países possam progredir economicamente, criar emprego e fixar as suas populações.

“Temos, ao lado da Madeira, nas ilhas Canárias, um problema diário de chegada de emigrantes de África, que constitui já uma questão preocupante”, exemplificou.

No âmbito do Encontro Internacional pela Paz, o  presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, assistiu, na manhã desta terça-feira, em Berlim, à conferência proferida pelo chanceler alemão, Olaf Scholz, uma iniciativa que contou com lotação esgotada no centro de convenções Axica. 

"Este debate permitiu, ainda, perceber que existe uma vontade por parte do chanceler Alemão e da Alemanha de lutar até às últimas consequências pela defesa do território da Ucrânia na sua integralidade, conforme preceitua a carta das Nações Unidas, bem como, na defesa da liberdade, da segurança e da democracia no continente europeu”, referiu José Manuel Rodrigues.

O programa do Encontro Internacional pela paz prossegue esta quarta-feira, contemplando mais conferências e uma caminhada pela paz que juntará líderes religiosos e crentes de diversas religiões.