Madeira

Inscrições para o Programa Renda Acessível com "boa adesão"

"O nosso foco tem sido atender às carências habitacionais da população", garante Pedro Fino

Governante perspectiva "plena execução" do PRR
Governante perspectiva "plena execução" do PRR, Foto MP

Secretário Regional de Equipamentos e Infra-estruturas visitou hoje o novo empreendimento habitacional da Bemposta

As inscrições para o Programa Renda Acessível, que abriram no último dia 1 de Agosto, têm tido uma "boa adesão" por parte da população, maioritariamente jovem, apontou esta terça-feira, 8 de Agosto, o secretário regional de Equipamentos e Infra-estruturas, Pedro Fino. 

À margem da visita ao novo empreendimento habitacional da Bemposta, na freguesia de Água de Pena, em Machico, na companhia do presidente do Conselho de Administração da Investimentos Habitacionais da Madeira, o governante Pedro Fino destacou a facilidade do processo de inscrição: "O processo de inscrição 'on-line' é uma aposta ganha porque a inscrição está simplificada, as pessoas não têm de se deslocar ao balcão físico, é mais fácil e mais simples".

O nosso foco e a nossa estratégia tem sido servir bem quem precisa dos serviços da IHM, o nosso foco tem sido atender às carências habitacionais da população, o nosso empenho é conseguir garantir o cumprimento dos prazos do PRR. Pedro Fino, secretário regional de Equipamentos e Infra-estruturas

Recusando ceder números neste momento, o tutelar da pasta de Equipamentos e Infra-estruturas assegurou que "tem havido uma boa adesão por parte da população" ao Programa Renda Acessível, dando conta de que "as inscrições estão a ser feitas maioritariamente pelos mais jovens".

A obra de construção do novo empreendimento habitacional com 36 fogos encontra-se em fase de execução dos trabalhos de paredes de alvenaria, coberturas e especialidades de águas e electricidade.

A obra, resultante da primeira fase da Oferta Pública, lançada pela IHM no final de 2021 para a aquisição de novas habitações em regime de custos controlados, no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência, irá permitir aumentar a oferta habitacional nos concelhos de Machico e de Santa Cruz, estando a sua conclusão e atribuição previstas para o primeiro semestre de 2024.

Orçada em 6,2 milhões de euros, a obra levada a cabo pela empresa Promo Classe, Lda concretizar-se-á na construção de três edifícios de habitação colectiva, com os respectivos estacionamentos em cave, incluindo várias zonas de arranjos exteriores e todas as infra-estruturas previstas no loteamento.

Num terreno que apresenta uma área de 6.105m2, está prevista a construção de 12 apartamentos de tipologia T1 e 24 apartamentos de tipologia T2, perfazendo um total de 36 apartamentos.

Pedro Fino aproveitou a ocasião para frisar que a construção em curso de 600 habitações por toda a Região "denota que o PRR está em plena execução".