Desporto

Europeu de Natação Artística começa esta quarta-feira na Madeira

23 selecções juniores vão estar em prova no complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal

Está tudo pronto para receber o Europeu de Juniores de Natação Artística na Madeira.

A prova vai realizar-se entre esta quarta-feira e domingo, mas as 23 selecções presentes já estão a treinar desde ontem, no complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, o palco que vai receber mais uma prova internacional.

Trata-se de uma prova da Liga Europeia de Natação (LEN), organizada pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), em parceria com a Associação de Natação da Madeira (ANM).

“Organizar coisas na Madeira é fácil, porque realmente os apoios que temos de todas as entidades, do pessoal da piscina e da associação é muito bom, portanto torna tudo muito mais fácil”, disse Bárbara Oliveira, do comité organizador, na reportagem publicada, esta terça-feira, no DIÁRIO.

Neste momento, esta é a melhor piscina do país para receber este género de eventos. Bárbara Oliveira, comité organizador

Estarão a competir no Funchal as seleções da Áustria, Alemanha, Bulgária, Croácia, Chéquia, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Geórgia, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Liechtenstein, Lituânia, Malta, Portugal, Suíça, Eslováquia, Suécia, Turquia e Ucrânia.

Entre os 165 atletas em prova estarão os nadadores da selecção portuguesa. A organização disponibilizou várias imagens dos treinos da comitiva lusa.

A prova europeia vai decorrer na piscina mais à esquerda das bancadas do complexo da Penteada, na chamada ‘cuba’, onde se situam também as infra-estruturas dos saltos para a água.

Conforme o DIÁRIO reportou na edição de hoje, como esta piscina não tem câmaras, foi necessário recorrer a ‘engenhocas’ para captar imagens por baixo de água, um dos requisitos na natação artística.

A habilidade e a imaginação trouxeram uma solução, que vai permitir envolver algumas câmaras com materiais à prova de água e transparentes na parte de cima, para proceder às filmagens subaquáticas.

A transmissão vai ser feita no site da competição e depois há um conjunto de canais internacionais, dos vários países representados neste Europeu, que pedem peças das provas para poderem transmitir nos países.

A Natação Artística era conhecida como Natação Sincronizada mas foi renomeada pela FINA (Federação Internacional da Natação) em Julho de 2017. É uma disciplina desportiva que junta conceitos de natação, ginástica e de dança. Caracteriza-se na pela execução de rotinas de movimentos elaborados e dramáticos, acompanhada por uma música. Pode ser efectuada por nadadores individuais, em duetos, trios ou equipas.

Após este Europeu, há mais três eventos internacionais agendados para a Madeira: OCEANMAN Madeira (setembro), Congresso de Natação LEN (Setembro) e Campeonato da Europa de Masters (Novembro).