Madeira

Promoção do envelhecimento activo “tem sido uma das políticas patentes” na Ribeira Brava

Universidade Sénior da Ribeira Brava termina ano lectivo em festa

None
Foto CMRB

Os jardins da Câmara Municipal da Ribeira Brava acolheram, esta manhã, a cerimónia de encerramento do ano lectivo 2022/2023 da Universidade Sénior, com a entrega dos diplomas a todos os estudantes que concluíram "um ano repleto de aprendizagem e crescimento".

A USRB é um projecto de inclusão social que foi pensado para integrar a população menos jovem do concelho e proporcionar uma vida e um envelhecimento mais activo, explica a autarquia, em nota de imprensa.

Ricardo Nascimento, presidente da Autarquia, recordou que “ao fim de uma vida de trabalho é congratulante que haja actividades deste tipo que ajudem a potenciar a melhoria da saúde dos menos jovens”. Recordou que a promoção do envelhecimento activo “tem sido uma das políticas patentes na Câmara Municipal” e que a Universidade Sénior “só existe pelos seus alunos, pois sem alunos não há escola”, defendeu, dando os parabéns a cada sénior pela sua participação e dedicação.

O autarca agradeceu ainda as parcerias que têm sido feitas com o município da Ribeira Brava, em especial, ao Governo Regional, pelo destacamento de alguns professores para que possam participar na formação destas pessoas.

Da parte da Secretaria Regional da Educação, Nadina Mota congratulou a autarquia por ter tido “esta preocupação com os seniores há muitos anos, sendo uma das pioneiras na Região”. No seu entender, “este é um investimento válido, proveitoso e eficiente que muito contribui para o envelhecimento saudável e proporciona momentos inesquecíveis de convívio e camaradagem”, frisando que a ideia é “constatar pessoas felizes e sociáveis”.

Já a coordenadora da Universidade Sénior, Elisabete Ramos, mostrou-se orgulhosa com a forma como os seus alunos abraçaram o desafio, reconhecendo-os como um exemplo e uma inspiração para as gerações mais novas. Deixou ainda uma palavra de agradecimento aos professores, às Casas do Povo e a todas as instituições que colaboram com a Universidade Sénior.

A cerimónia terminou com a entrega dos certificados ao som do coro da Universidade Sénior. Ficou a promessa de um novo ano lectivo com novidades e o mesmo empenho de sempre