Desporto

Rally Saoirse já festeja nos mares da Madeira

Regata internacional homenagem o Connor O'Brien, o velejador irlandês que há 100 anos navegou da Irlanda até à Madeira, naquela que foi a primeira 'etapa' da sua volta ao Mundo.

Fotos CNF Ver Galeria
Fotos CNF

Desde a passada segunda-feira que as embarcações que integram a regata Rally Saoirse estão na Madeira, depois de terem cortado a linha de chegada de uma viagem que começou na Irlanda.

Esta regata internacional, que começou em Dublin e rumou até aos mares da cidade do Funchal tem como organizador principal o ICC – Irish Cruising Club, numa clara celebração do centenário da viagem de Conor O'Brien que navegou da Irlanda até à Madeira em 1923.

O lendário marinheiro irlandês Conor O’Brien foi o primeiro velejador a circum-navegar o mundo num veleiro de 3 mastros, uma conquista feita há 100 anos, mas que hoje em dia, para muitos ainda, é um desejo de poder alcançar. A circum-navegação de Conor O Brien começou em Dun Laoghaire a 20 de Junho de 1923, sendo o Porto do Funchal na Madeira, a sua primeira escala, onde chegou a 3 de julho de 1923.

Esta regata de homenagem conta com um número assinalável de embarcações, num total de 39. Entre os vários veleiros de diversos países, 10 portugueses, 16 irlandeses e sete veleiros de outras nacionalidades como Itália, Reino Unido entre outras, há a destacar a embarcação Ilen, o mesmo veleiro que veio a ser utilizado por Conor O’Brien e que, neste Rally Saiorse conta com uma tripulação composta por membros do ICC.

Quanto às restantes embarcações presentes no evento são as seguintes: Orchestra, Tara, Maibar, Rih Malti, Pendragon, Saol Nua, Xanadu, X Trim, Radiance II, Embla, Sli Eile, Fluid Thrill, Pemandia, Wilma, Jane, Sea Witch, Seascape, Azygos, Encore, Radical III, Lés-a-Lés, Njord, High Flight, Tam O'Shanter, Witchcraft of Howth, Chardonnay of Solent, Freya, Sail La Vie, Fengshui, Wodan, Mairin e Contender.

Estes veleiros encontram-se desde dia 3 de julho ancorados no Porto do Funchal e Marina do Funchal, após a chegada que teve honras de uma Parada Náutica onde foram recebidos pela APRAM e fãs que se encontravam no cais da cidade e praça CR7.

Inauguração da Exposição Ventos Cruzados tem lugar esta tarde pelas 18h30 no Cais 8

Já hoje está agendado a inauguração da Exposição Ventos Cruzados no Cais 8, a partir das 18h30.

A exposição “Ventos Cruzados” é uma iniciativa do Clube Naval do Funchal em parceria com a Secretaria Regional de Educação e surge no âmbito desta primeira edilão do Rally Saoirse. Esta iniciativa pretende envolver a comunidade educativa na promoção da prática da vela como veículo para a melhoria da condição física e mental, bem como na sensibilização da importância da prática do desporto.

Nesta exposição poderá ver trabalhos de 14 escolas da RAM sendo elas:

Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta; Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol; Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares; Escola Básica Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade; Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre; Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva; Escola Básica com Pré-Escolar de Santo António e Curral das Freiras; Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro; Escola Básica com Pré-Escolar e Creche do Caniçal; Escola Básica com Pré-Escolar e Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior; Escola Básica com Pré-Escolar e Creche dos Louros; Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo; Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva E Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.

Já no sábado está agendado mais um momento alto desta regata, com a realização de uma jantar a ter lugar no Cais 8, do Porto do Funchal

De referir que o Clube Naval do Funchal (CNF) é o clube anfitrião do RALLY SAOIRSE no Funchal e conta com o apoio da Direção Regional do Turismo, da APRAM, da Câmara Municipal do Funchal, entre outros.