Madeira

SESARAM fala em greve dos médicos inferior a 10% na Madeira

None

No balanço do primeiro de três dias de greve nacional dos médicos, o Serviço Regional de Saúde (SESARAM) aponta uma adesão inferior a 10%, embora o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) tivesse já apontado para cerca de 70% de adesão.

Nas contas daquela empresa pública, dos 282 clínicos que deveriam estar ao serviço na manhã e tarde desta terça-feira, apenas 28 não se apresentaram ao trabalho. Especificando a informação, o SESARAM dá conta de que 19 dos médicos em greve eram dos Cuidados Hospitalares e 9 dos Cuidados de Saúde Primários.

No início da tarde de hoje, Pedro Ramos manifestava-se agradado com a pouca adesão, neste que é o primeiro dia de paralisação dos médicos da Região ligados aos Cuidados de Saúde Primários. Os números a que o secretário regional de Saúde e Protecção Civil teve acesso davam conta de sete clínicos em greve, de entre os 93 que estavam escalados no período da manhã, traduzindo, também nesta amostra, uma adesão inferior a 10%.

Para o governante com a pasta da Saúde, embora ontem fosse apenas o primeiro de três dias de greve, este é um número “que se ajusta àquela que é a realidade da Região Autónoma da Madeira”.

Na ocasião, Pedro Ramos lembrou que aquando da ‘luta’ por regiões, no mês passado, por cá, não houve médicos em greve, graças à “postura completamente diferente” que o Governo Regional tem tido para com as estruturas sindicais, no que às negociações para melhoria da carreira diz respeito, elogiando, também, a “planificação” e a “organização” do Serviço Regional de Saúde, muito distinta da do seu congénere nacional.

Secretariado Regional do SIM prevê 75% de adesão à greve dos médicos

Lídia Ferreira critica Ministério da Saúde que “desvaloriza o médico e não mostra respeito pelo doente”

Sofia Carraca Teixeira , 25 Julho 2023 - 13:49