Desporto

Armada lusa com três madeirenses para o Europeu de Sub-17 em andebol

Foto FAP
Foto FAP

A seleccionadora nacional, Sandra Martins Fernandes divulgou hoje a convocatória final da equipa portuguesa que irá estar no Campeonato da Europa de andebol feminino, competição que vai decorrer em Podgorica, Montenegro, de 3 e 13 de Agosto, com o jogo de estreia de Portugal frente à Dinamarca. 

Entre as eleitas de destacar a presença de três jovens andebolistas madeirenses, do Clube Desportivo Bartolomeu Perestrelo, Giovana Moniz, Beatriz Barros e Elina Kostenko.

A partir de amanhã, 26 de Julho, 16 atletas vão entrar em ‘Modo Europeu’ e iniciar o derradeiro estágio antes da competição na cidade de Almada, durante cerca de uma semana, antes da viagem para Podgorica, capital de Montenegro, agendada para o dia 31 de Julho.

Após a chegada, haverá três dias para ultimar preparativos até ao jogo de estreia, marcado para as 17 horas (hora portuguesa) do dia 3 de Agosto.

Portugal está inserido no Grupo C do W17 EHF Euro 2023, juntamente com Dinamarca, Noruega e Países Baixos.

A líder da seleção nacional sub-17 Feminina afirma que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido tendo em vista o Europeu da geração tem sido positivo e que existe uma natural ansiedade no grupo e vontade de começar a competir.

“O balanço do trabalho realizado é positivo, as atletas estiveram sempre empenhadas e com uma atitude competitiva muito boa. No último estágio realizado tivemos a oportunidade de efetuar dois jogos de preparação contra uma equipa masculina de São Pedro do Sul, o que nos deu mais dados sobre o trabalho que temos efetuado, porque acaba por ser mais aproximado à competição. As sensações do grupo neste momento são positivas, embora envolvidas em alguma ansiedade própria para a altura, pois cada vez mais estamos perto da competição e queremos muito participar nesta prova", adiantou à assessoria de imprensa da Federação de Andebol de Portugal

Em relação aos adversários do Grupo C, a sorte não esteve do lado português no sorteio, considera Sandra Fernandes, que garante que, apesar das dificuldades esperadas, esta é uma grande oportunidade de crescimento e que a equipa lusa vai deixar tudo em campo: “O grupo onde estamos inseridos é muito difícil, começando logo frente a uma poderosa Dinamarca, que fomos conhecendo pelas análises efetuadas, sendo um país com grandes tradições e com bons resultados em qualquer escalão. No segundo dia vamos defrontar a Noruega, que é outra potência da modalidade. Fomos analisando ao longo destes estágios, sabendo que é uma formação forte que apresenta um nível muito acima da média. Terminamos a Fase de Grupos frente aos Países Baixos, que é outra seleção forte, com atletas bastante interessantes e que nos vão criar muitas dificuldades. Não tivemos muita sorte no sorteio, mas o trabalho está feito e temos a noção de que estas dificuldades vão fazer-nos crescer. Só assim podemos ter futuro no nosso andebol.”

Em 2013, Sandra Fernandes conduziu a Seleção Nacional sub-17 a um honroso 4.º lugar no Campeonato da Europa e agora, 10 anos depois, está de volta a uma competição idêntica: “Esse resultado alcançado na Polónia, há 10 anos, foi bastante positivo, pois muitas das atletas conseguiram dar continuidade à prática da modalidade, algumas são profissionais e outras estão na Seleção Nacional A, sendo este o objetivo quando se trabalha com jovens atletas nas Seleções Nacionais jovens.”